“7 dias com os media” começa hoje visando a literacia mediática

03 mai 2021 (Lusa) - A 9.ª edição da iniciativa "7 dias com os media" tem hoje início, até 9 de maio, tendo como objetivo o incentivo à educação para os media e à literacia mediática.
O projeto organizado pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) desde 2013 tem como objetivo incentivar o acesso, a compreensão, a análise crítica e esclarecida dos media, bem como a produção, através da partilha de atividades e projetos registados pelos participantes.
As atividades podem ser registadas em http://www.7diascomosmedia.pt/.
Cada projeto deve focar-se nos media, nos seus mecanismos, na análise crítica e na produção com o tema principal da pandemia e procura também dedicar-se a denunciar a infodemia e a desinformação, mostrando como vieram realçar as desigualdades sociais e digitais.
Num ano em que os ecrãs tornaram-se ainda mais presentes no quotidiano de todos, o projeto prevê uma reflexão sobre a importância que as tecnologias têm no dia-a-dia das pessoas, o modo como ajudam a formar as nossas opiniões, como contribuem para a construção da perceção que temos do mundo e o que nos dão a conhecer, para aplicarmos na forma que comunicamos e nos expressamos.
O programa "7 dias com os media" ocorre anualmente em maio, na semana do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
A iniciativa também tem presença nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube.
Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) integra entidades como a Comissão Nacional da UNESCO, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Centro Internet Segura -- Centro Nacional de Cibersegurança, entre outras.
Nicole Gouveia