A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

AFP e organizações de media pedem política global de IA generativa

epaselect epa10194992 People visit the immersive exhibition 'Cybernetic Dali' that opened its doors at the Ideal Digital Art Center in Barcelona, Spain, 20 September 2021. The exhibition offers an immersive experience through the dreamlike scenes created by Dali in his paintings with projections and interactive installations, holograms, virtual reality and artificial intelligence.  EPA/Alejandro Garcia

Lisboa, 09 ago 2023 (Lusa) - A AFP e outras organizações globais de media assinaram hoje uma carta dirigida aos decisores políticos e líderes setoriais com uma proposta a estabelecer princípios para a regulação e responsabilidade dos modelos de inteligência artificial (IA) generativa.

Além de delinear as consequências para a indústria dos media e do público "caso o cenário regulatório global não evolua tão rapidamente quanto a inovação da IA", a carta também expressa apoio à criação de uma apropriada estrutura legal em torno da tecnologia, lê-se no comunicado da AFP.

Mais concretamente, a carta descreve ações regulatórias e do setor que visam conduzir a práticas responsáveis da IA que protegem os conteúdos que alimentam as aplicações de inteligência artificial e preservam a confiança do público nos media.

Entre estas medidas estão a divulgação de conjuntos de treino utilizados para criar modelos de IA generativa [que é capaz de criar sem recurso a humanos, numa descrição simplificada]; a proteção da propriedade intelectual dos que produzem conteúdos utilizados para treinar IA; e a capacidade das empresas de media de negociar coletivamente com operadores e desenvolvedores de modelos de IA sobre o uso de propriedade intelectual proprietária, entre outros.

Inclui ainda mandatos para modelos e utilizadores de IA generativa para identificarem de forma clara, especifica e consistentemente os seus resultados e interações como os conteúdos gerados pela inteligência artificial, bem como a exigência que os fornecedores de modelos de IA generativa limitem o preconceito, a desinformação e o abuso de serviços de inteligência artificial.

A carta é subscrita pela Agence France-Presse (AFP), European Pressphoto Agency, European Publishers' Council (EPC), onde está a Impresa, os novos donos de A Bola, o grupo Ringier, o Bauer Media, entre outros, Gannett/USA Today Network; Getty Images; National Press Photographers Association; National Writers Union; News Media Alliance; The Associated Press; e The Authors Guild.

ALU // EA

Lusa/Fim