A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Brexit: Grupo pró-Brexit multado por violar regras de financiamento da campanha

Londres, 11 mai (Lusa) -- O grupo Leave.EU, que defendeu o 'Brexit' na campanha para o referendo de 2016, foi multado em 70.000 libras (80.000 euros) por violar as regras de financiamento eleitoral, anunciou hoje a Comissão Eleitoral britânica.


O grupo, que podia gastar na campanha 700.000 libras (cerca de 800.000 euros), ultrapassou o orçamento em pelo menos 77.380 libras (87.850 euros) e apresentou informação "incompleta e imprecisa" sobre os gastos, segundo a comissão.


Além disso, a comissão diz ter "motivos razoáveis para suspeitar que a pessoa responsável pelo Leave.EU cometeu infrações penais", pelo que solicitou à polícia que investigue essa pessoa, cujo nome não menciona.


A imprensa britânica refere tratar-se de Liz Bilney, diretora da campanha.


O grupo Leave.EU foi fundado em 2015 pelo empresário Arron Banks, conhecido financiador do partido eurocético UKIP.


O Leave.EU não foi escolhido pela Comissão Eleitoral como campanha oficial pelo 'Brexit', mas a sua forte presença nas redes sociais é considerada um fator decisivo para a vitória dos partidários da saída da UE.


Estão em curso vários inquéritos aos gastos e à publicidade durante a campanha para o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) de junho de 2016, nomeadamente na sequência da polémica envolvendo a empresa Cambridge Analytica, que usou dados pessoais de milhões de utilizadores do Facebook para influenciar campanhas eleitorais nos Estados Unidos e no Reino Unido.


Neste aspeto, a Comissão Eleitoral britânica disse não ter detetado irregularidades nas ligações entre a Cambridge Analytica e o Leave.EU, considerando que a relação entre as duas entidades se ficou por contactos exploratórios.



MDR // FPA


Lusa/Fim