Casa Branca revela novos esforços para orientar pesquisa federal de IA
Washington, 23 mai 2023 (Lusa) - A Casa Branca revelou hoje novos esforços para orientar a pesquisa apoiada pelo governo federal sobre inteligência artificial (IA), enquanto o governo norte-americano procura mais controlo sobre a compreensão dos riscos e oportunidades da tecnologia em rápida evolução.
Entre os movimentos revelados pelo governo de Joe Diden estão um ajuste no plano estratégico dos Estados Unidos sobre pesquisa de inteligência artificial, que foi atualizado pela última vez em 2019, para dar maior ênfase à colaboração internacional com aliados.
Autoridades da Casa Branca, na terça-feira, ouviram trabalhadores sobre as suas experiências com o uso de tecnologias automatizadas para vigilância, monitorização, avaliação e gestão.
Por sua vez, o Instituto de Tecnologia Educacional do Departamento de Educação dos EUA emitiu um relatório focado nos riscos e oportunidades relacionados com a IA na educação.
"O relatório reconhece que a IA pode permitir novas formas de interação entre educadores e alunos, ajudar os educadores a abordar a variabilidade na aprendizagem, aumentar os ciclos de feedback e apoiar os educadores", disse a Casa Branca em comunicado.
Ferramentas como o popular chatbot de IA ChatGPT provocaram uma onda de investimentos comerciais noutras ferramentas de IA que podem escrever textos semelhantes aos dos humanos e produzir novas imagens, músicas e códigos de computador.
A facilidade com que a tecnologia de IA pode ser usada para imitar humanos tem levado governos de todo o mundo a alertar que pode acabar com empregos, enganar pessoas e espalhar desinformação.
O Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca também emitiu na terça-feira um novo pedido de opinião pública sobre as prioridades nacionais "para mitigar os riscos da IA, proteger os direitos e a segurança dos indivíduos e aproveitar a IA para melhorar vidas".
VP // RBF
Lusa/fim