Catarina Martins e Ferro Rodrigues discutiram problemática das ‘fake news’
Lisboa, 26 out (Lusa) -- A coordenadora do Bloco de Esquerda reuniu-se hoje com o presidente da Assembleia da República (AR) para pedir o empenhamento de Ferro Rodrigues no debate sobre as 'fake news' ou informações falsas, disseram à Lusa fontes parlamentares.
Fontes do BE explicaram que, no encontro, Catarina Martins abordou as chamadas 'fake news', sugerindo que Ferro Rodrigues pudesse mediar um encontro com os órgãos de comunicação social, para que existisse maior verificação das informações, incluindo as que são retiradas de redes sociais ou meios 'on-line'.
Um dirigente bloquista admitiu que o presidente do parlamento mostrou abertura à discussão do assunto e, questionado pela Lusa, um membro do gabinete de Ferro Rodrigues confirmou o encontro de hoje.
Segundo a mesma fonte, o presidente da AR afirmou a Catarina Martins que "esta é uma problemática que merece ser discutida".
As 'fake news', notícias falsas ou informação propositadamente falsificada com fins políticos, propagadas através das redes sociais, ganharam importância nas presidenciais dos Estados Unido da América que ditaram a eleição de Donald Trump, no referendo sobre o 'Brexit' no Reino Unido e, mais recentemente, nas presidenciais no Brasil, em que as sondagens dão vantagem ao candidato de direita Jair Bolsonaro.
Em Portugal registaram-se alguns casos de 'fake news', nomeadamente um que envolveu a coordenadora do Bloco de Esquerda, por alegadamente usar um relógio avaliado em 21 milhões de euros.
No domingo, o DN noticiou a existência de 'sites' sediados no Canadá, que alojam notícias falsas sobre a política portuguesa, ligados a uma empresa de Santo Tirso, no distrito do Porto.
NS // SR
Lusa/Fim