A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania lançada em 30 de outubro

Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, a 13 de janeiro de 1994

Inácio Rosa / Lusa

Lisboa, 25 out 2024 (Lusa) – A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) lança na quarta-feira a Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, para capacitar e envolver as pessoas enquanto cidadãos globais.

Num comunicado divulgado hoje, a ESCS/IPL destaca tratar-se da “primeira Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania estabelecida em Portugal”, propondo-se “promover um processo coletivo de capacitação e envolvimentos das pessoas como cidadãos globais, com a comunicação e a literacia mediática no centro das estratégias”.

Simultaneamente, pretende potenciar “uma cultura de comunicação, inclusiva e baseada no respeito pelos direitos humanos e pela democracia, contribuindo para o desenvolvimento comunicacional e a compreensão do mundo”.

O lançamento da Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania decorrerá na próxima quarta-feira, 30 de outubro, entre as 14:30 e as 17:30, e contará com a presença da secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito.

A sessão – de acesso livre, mas que requer inscrição - inclui ainda conferências proferidas pela investigadora do ICNOVA Maria Augusta Babo) e pelo membro fundador do EAVI – Media Literacy for Citizenship Paolo Celot, destacados pela organização como “duas personalidades relevantes a nível nacional e internacional nas áreas da comunicação e da literacia mediática”.

Ainda previstos no programa estão um momento cultural no âmbito do projeto Música na Comunidade, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música, e uma visita à exposição do Museu da Paisagem/Projeto “Entre Serras”.

O programa das cátedras UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) apoia o desenvolvimento de competências nas instituições de ensino superior e investigação mediante o intercâmbio e a partilha aberta do saber em prol de um espírito de solidariedade internacional.

Patrícia Dinis