CE publica orientações para professores sobre combate à desinformação

Lisboa, 20 out 2022 (Lusa) – A Comissão Europeia publicou um conjunto de orientações, destinadas a professores e educadores das escolas primárias e secundárias para combater a desinformação e promover a literacia digital nas salas de aula.
As orientações elaboradas por um grupo de peritos da Comissão Europeia incluem exercícios práticos para executar com os alunos e recomendações para incentivar hábitos em linha saudáveis.
Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou que as “orientações são um conjunto de ferramentas práticas para professores e educadores, que darão a estes os conhecimentos e as ferramentas de que precisam para ensinar os nossos jovens a navegar no mundo digital. Mesmo um professor com pouca ou nenhuma experiência no domínio da educação digital poderá agora explicar eficazmente aos alunos como detetar desinformação”.
A Comissão Europeia vai continuar a investir nesta área através do programa de trabalho anual do Erasmus+ para 2023, que financiará projetos de grande escala orientados para o futuro, salientando a formação de professores e o desenvolvimento de programas curriculares para lutar contra a desinformação e promoção da literacia digital.
A Comissão utilizará as novas orientações para ações de apoio aos professores, no âmbito da nova estratégia europeia para uma Internet melhor para as crianças (BIK+).
O documento das orientações encontra-se disponível em inglês, francês, búlgaro e alemão, mas brevemente será traduzido para todas as línguas oficiais da União Europeia.
Pode consultar o documento das orientações (em inglês) aqui:
MZGU/JPF // JPF
Lusa/Fim