A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

CEO da Apple alerta que governos terão dificuldades em regular IA em rápida evolução

epa10674900 Apple CEO Tim Cook speaks during the keynote address for the 2023 Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) on the campus of Apple Park in Cupertino, California, USA, 05 June 2023.  EPA/JOHN G. MABANGLO

Nova Iorque, 07 jun 2023 (Lusa) - O diretor executivo da Apple, Tim Cook, alertou que a tecnologia inerente aos 'chatbots' com Inteligência Artificial (IA) generativa é tão poderosa e muda tão rapidamente que os governos terão dificuldade em regulá-la.

"A regulamentação [estatal] terá dificuldade em acompanhar o progresso desta tecnologia porque esta está a mover-se muito rápido", frisou.

Desta forma, as empresas "devem aplicar as suas próprias decisões éticas" para além das regras que os estados estabelecem, apontou Tim Cook numa entrevista à estação ABC divulgada esta terça-feira.

Cook apontou que os modelos de linguagem (LLM, large language models) que estão por trás de 'chatbots' como o ChatGPT da OpenAI, o Bing da Microsoft e o Bard do Google são muito "promissores", mas podem ser uma faca de dois gumes.

"Acho muito importante ser muito determinado e cuidadoso no desenvolvimento e implementação destes LLM porque sendo tão poderosos, preocupamo-nos com coisas como a desinformação", destacou o CEO da Apple.

Na semana passada, um grupo de mais de 300 especialistas e investigadores do setor, incluindo o CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, o CEO da Anthropic, Dario Amodei, e o CEO da OpenAI, Sam Altman, alertaram numa carta que a IA representa um "risco de extinção" comparável a pandemias ou guerra nuclear.

Tim Cook confessou, na entrevista, que o próprio utiliza o ChatGPT e que essa tecnologia é algo que a sua empresa "está a analisar de perto".

No que diz respeito à IA em geral, o principal representante da Apple lembrou que esta é uma tecnologia que já está integrada nos produtos da sua empresa, mas que quando as pessoas a utilizam não pensam "nela como IA".

Esta semana a Apple celebra a Worldwide Developers Conference (WWDC), que decorre na sua sede em Cupertino (EUA), tendo a empresa apresentado vários produtos, dos quais o mais destacado foi o "Apple vision Pro", um conjunto de óculos e auscultadores de realidade mista com os quais os utilizadores poderão viver experiências de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

DMC (CP) // RBF

Lusa/Fim