CEO da Impresa defende que literacia mediática devia ser ensinada nas escolas
Lisboa, 15 mai 2024 (Lusa) - O presidente executivo do Grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão, defende que a literacia mediática "devia ser ensinada nas escolas" e acrescenta que com o crescimento das 'fake news' cada vez mais é importante o "conteúdo como o emissor".
Presente no 33.º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o presidente executivo do Grupo Impresa, admite que sem "sustentabilidade económica não há independência editorial" e acrescenta que é preciso "paixão" para fazer jornalismo, apesar de acreditar que os media são "um bom negócio".
Francisco Pedro diz também que o caso da Global Media foi bem abordado pela Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) e afirma que tem de "haver confiança" nas marcas (Impresa, Media Capital, Medialivre e RTP).
Também no congresso, o presidente executivo da Medialivre, Luís Santana, admite que com o "advento da Inteligência Artificial vai ser difícil fazer jornalismo com eficácia" dado que a informação está "alavancada" com as 'fake news', acrescentando que é "absolutamente fundamental" fazer o 'fact check' da informação que chega às redações.
Luís Santana diz também que "não há grupo saudável sem boas práticas de gestão", acrescentando que a "gestão não passa só pela cúpula da gestão" e que os níveis abaixo também têm que saber gerir.
O presidente executivo da Media Capital, Pedro Morais Leitão, presente no mesmo congresso, acredita que será muito difícil manter a competitividade no "novo mundo que aí vem" e diz que "tem que ser pensado o modelo para daqui a 20 anos" no que toca à Inteligência Artificial.
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