Cimeira global ‘on-line’ em setembro faz apelo à ação para “fortalecer a democracia”

Miami, Estados Unidos, 08 ago (Lusa) - A terceira Cimeira Global sobre Desinformação, dirigida a jornalistas, investigadores, académicos, organizações da sociedade civil e meios de comunicação social, vai realizar-se em setembro para fazer um "apelo à ação para fortalecer a democracia".
Organizada pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a cimeira ‘on-line’, em, 27 e 28 de setembro, vai incluir conferências, atividades de formação, painéis e mesas redondas em torno de cinco eixos temáticos.
Esses temas são "Desinformação eleitoral: uma ameaça à democracia", "Recuperar a confiança na era da desinformação: O desafio de construir indicadores de qualidade das notícias" e "Verificação na era da IA (Inteligência Artificial): desafios e soluções".
"A desinformação tornou-se um desafio para a vida democrática à escala mundial. Por isso, o principal objetivo deste encontro global é partilhar notícias, realizações e desafios face à desinformação e trabalhar em conjunto com os intervenientes envolvidos, com vista a consolidar um sistema mediático e noticioso que lhe ponha termo", refere, em comunicado, a SIP, que tem sede em Miami, Estados Unidos.
Entre as participações já confirmadas estão representantes da International Fact Checking Network (IFCN), Trusting News, International Center for Journalists (ICFJ), Content Authenticity Initiative (CAI), membros da DW (Deutch Welle) Akademie (Alemamnha), Europa Press, Disarming Disinformation, Google News Initiative, Nações Unidas Argentina e Bolivia Verifica.
A cimeira de 2022 reuniu mais de 700 pessoas de países das Américas, Europa e Ásia, segundo a SIP.
NS // MDR
Lusa/fim