A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Comunidade Céptica Portuguesa debate em Leiria “mar de desinformação” 

Leiria, 15 nov 2022 (Lusa) - O "mar de desinformação" que caracteriza a atualidade está no centro do debate que a Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa organiza no sábado em Leiria, com jornalistas, sociólogos e investigadores, convidados a refletir sobre "um problema demasiado complexo", avança a associação.

A conferência anual dos céticos nacionais, intitulada ComceptCon, está de regresso após dois anos de interrupção durante a pandemia, com o tema "Realidade ou Ficção: Como navegar num mar de desinformação".

Segundo a presidente da associação, Diana Barbosa, a desinformação é "um problema demasiado complexo", pelo que "não pretendemos encontrar uma solução rápida e eficaz", porque "antevemos que ela não existe".

A Comcept, que surgiu há dez anos porque "havia grandes problemas de literacia científica na sociedade portuguesa", está mais pertinente do que então, defende a presidente.

"Na altura da primeira conferência, em 2012, muitas pessoas acharam que estávamos a lutar contra 'moinhos de vento', tal como D. Quixote. Volvidos dez anos, a nossa atividade parece cada vez mais relevante", frisa, em declarações à agência Lusa.

Muitos temas para os quais a associação foi alertando, "como as teorias de conspiração ou os movimentos antivacinas", há uns anos "pareciam apenas brincadeiras sem importância ou sem presença em Portugal", mas são hoje "problemas sérios a nível global" que "ameaçam a própria democracia e estabilidade social".

Mas a desinformação "será este um fenómeno novo ou sempre foi assim e agora é-nos mais visível?", interroga a organização.

Para tentar responder, o encontro agendado para o Museu de Leiria, no dia 19 de novembro, é aberto a todos e tem entrada livre, para analisar e tentar esclarecer "o mar de desinformação atual", apresentando "facetas da realidade que são, talvez, desconhecidas da maioria do público".

Na ComceptCon 2022 vão participar a socióloga Ana Delicado, investigadora do Instituto de

Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Paulo Pena, autor do livro "Fábrica de Mentiras" e membro fundador da cooperativa Investigate Europe; Inês Narciso, investigadora na área da desinformação no ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa; e o britânico Michael Marshall, diretor da Good Thinking Society e presidente da Merseyside Skeptics Society.

"Queremos dar voz a quem estuda este problema na sociedade", realça Diana Barbosa.

Entre temas relevantes há outros mais ligeiros que serão também abordados, nomeadamente a teoria que circula 'online' que coloca em dúvida a existência de Leiria.

"Temos que agradecer ao humorista Guilherme Fonseca que nos deu a conhecer essa maravilhosa teoria da conspiração nascida na rede social Reddit. A única forma de descobrir toda a verdade sobre essa teoria é tentar 'alcançar' o Museu de Leiria no dia 19, ou seja, fazer investigação pelas próprias mãos", concluiu a presidente da Comcept.

 

 

Manuel Leiria