A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Ativista político quer combater desinformação sobre a pandemia nos EUA

epa08396841 US President Donald J. Trump participates in a meeting with Daniel O'Day (not pictured), CEO of Gilead Sciences Inc. at the White House, in Washington, DC, USA, 01 May 2020, after regulators allowed emergency use of the drug remdesivir made by Gilead Sciences Inc. to help patients suffering from Covid-19.  EPA/Erin Schaff / POOL

Washington, 04 mai 2020 (Lusa) - Um ativista político norte-americano lançou uma organização para combater a desinformação ligada à pandemia de covid-19, visando nomeadamente corrigir comentários proferidos pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Curtis Hougland, proprietário de uma empresa de tecnologia, quer realizar uma vasta campanha de resistência contra a "desinformação de Trump" nos meios de comunicação e nas redes sociais, afirmou num comunicado hoje publicado.

"O Presidente Donald Trump é o mais importante propagador de desinformação nos Estados Unidos", afirmou Hougland.

"As pessoas estão a morrer devido à sua agenda política", sublinhou o empresário, referindo que Trump subestima o risco do vírus.

A sua empresa foi mobilizada no passado para combater operações de propaganda lideradas por russos ou pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

A nova organização, denominada Defeat Disinfo (Vencer a Desinformação), pretende usar "ferramentas sofisticadas para detetar informações falsas ou enganosas" no momento que são divulgadas nas diversas plataformas de comunicação.

Hougland quer também promover informações "verdadeiras" sobre a covid-19 - doença provocada pelo novo coronavírus -, como resposta a mensagens nas redes sociais e outras plataformas identificadas como falsas, com o objetivo de limitar o seu impacto.

A organização atacou primeiramente a controvérsia criada sobre a utilização de desinfetantes, lançada por Donald Trump, que disse que tais produtos tinham potencial de combater a covid-19.

Durante semanas, o Presidente Trump fez regularmente comentários controversos sobre a atual crise sanitária.

O plano de ação da Defeat Disinfo baseia-se na deteção tecnológica e na reação humana.

Os sistemas de inteligência artificial - capazes de analisar linguagens humanas e aprenderem de forma automática -- permitirão "determinar, de maneira previsível, as emoções, temas e mensagens que conduzem um diálogo", bem como identificar "quem foi exposto à desinformação".

A organização de Hougland está a trabalhar para construir uma rede de cerca de 3,4 milhões de "criadores de conteúdo reconhecidos e influenciadores sociais".

O ativista não forneceu detalhes sobre questões de financiamento, explicou apenas que o grupo procura autofinanciar-se através de doações.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 249 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

CSR // EL

Lusa/Fim

Cristina Silva Rosa