Vídeo gravado em Portugal usado em dia de eleições no Brasil
São Paulo, 10 out 2022 (Lusa) - O vídeo de uma suposta manifestação de campanha em Lisboa, a circular nas redes sociais desde a madrugada das presidenciais brasileiras de 02 de outubro, foi usado numa conta de Twitter associada à desinformação.
O caso do vídeo, com pessoas a cantar o hino do Brasil na Praça do Comércio, em Lisboa, e que tem “um falso contexto”, foi desmontado pela equipa de verificadores (“fact checkers”) Aos Fatos e publicado no jornal O Globo (g1).
O texto a acompanhar as imagens refere que manifestação aconteceu na véspera da primeira volta das eleições brasileiras, mas “é fake”, escreve o g1, na rubrica Fato ou Fake, clarificando que se trata de uma gravação feita em 07 de setembro, dia do bicentenário da independência do Brasil.
Os manifestantes aparecem vestidos de verde e amarelo, as cores da bandeira brasileira, que são também usados pelos apoiantes do atual presidente, Jair Bolsonaro.
No Twitter, foram mais de 400 mil as visualizações do vídeo, tendo tido mais de 10 mil partilhas ("retweets"), segundo as contas do g1.
Lula da Silva e o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, enfrentam-se na segunda volta das eleições no dia 30 de outubro, depois de nenhum candidato ter obtido mais de 50% dos votos válidos nas presidenciais de dia 02.
NS // CFF
Lusa/fim