A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Entidade que credencia jornalistas em Moçambique apela à denúncia de notícias falsas

Maputo, 17 jan 2019 (Lusa) - O Gabinete de Informação (Gabinfo) de Moçambique, entidade estatal responsável pela credenciação de jornalistas no país, apelou hoje aos profissionais para que denunciem conteúdos falsos divulgados na Internet, vulgarmente identificados pela designação inglesa de "fake news".

Em comunicado, o Gabinfo apela à denúncia de "todas as formas que manchem a profissão, com enfoque para a circulação nas redes sociais de conteúdos falsos cuja autoria é atribuída a fontes fidedignas".

A posição surge na sequência de uma carta enviada pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Lusa, Nicolau Santos, ao Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e ao secretário-geral da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.

No ofício, Nicolau Santos esclarece que a agência de notícias "nada tem a ver" com textos identificados em alguns blogues na Internet, apesar de "a referida autoria lhe estar a ser atribuída".

No mesmo documento, o PCA da Lusa manifesta disponibilidade permanente da agência em esclarecer, de forma imediata, que notícias são da sua responsabilidade.

"O Gabinete de informação, saúda o posicionamento do Conselho de Administração da Lusa, que tem por finalidade repor a verdade dos factos", pode ler-se no comunicado do Gabinfo.

Luís Miguel Fonseca