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Escolas portuguesas estão a integrar literacia mediática nas aulas

Lisboa, 17 nov 2022 (Lusa) – As escolas portuguesas estão a integrar atividades relacionadas com a literacia mediática na disciplina de Educação para a Cidadania cujo currículo é flexível e permite incluir 25% de matérias propostas pela própria escola.

O investigador Vítor Tomé, do ISCTE, explicou, no 'webinar' “Media Literacy in Practice”, quais são as políticas e projetos de literacia mediática em Portugal e Espanha e as atividades que o projeto Iberifier está a realizar para combater a desinformação.

O investigador, que é um dos responsáveis pela componente da Literacia Mediática no projeto ibérico Iberifier, revelou ainda que estão a ser formados jornalistas que, por sua vez, estão a formar professores nesta área para desenvolverem iniciativas nas escolas, com os alunos.

O perito internacional em educação para a cidadania digital disse que no ano letivo anterior (2021/2022), cerca de 47 mil professores receberam formação no âmbito de programas de capacitação digital das escolas.

O seminário ‘online’ “Literacia mediática em França, Espanha, Portugal, Bélgica e Países Baixos” faz parte de uma série de eventos online organizados pela Media & Learning Association (MLA) juntamente com a EDMO para dar a conhecer algumas atividades desenvolvidas nestes países e boas práticas que possam ser partilhadas por outras entidades empenhadas na literacia mediática.

Também presentes na sessão ‘online’ esteve o DE FACTO, um observatório que realiza verificação de factos dos principais meios de comunicação franceses e o BENEDMO que visa aumentar a resistência contra a desinformação dos cidadãos e profissionais na Bélgica e na Holanda.

O Iberifier é um projeto ibérico, que visa combater a desinformação e no qual a Lusa se integra, e reúne um total de 23 universidades e centros de investigação na península, 'fact-checkers' (organizações de verificação de notícias), e a agência de notícias espanhola Efe.

 

MZGU/JPF // JPF

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