A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

EUA acusam China de investir na manipulação de informação à escala mundial

epa09314824 A man renew his vow to the Communist Party of China in the Memorial of the 1st National Congress of the CPC (Chinese Communist Party), in Shanghai, China, 01 July 2021. China celebrates on 01 July the 100th anniversary of the founding of the ruling Chinese Communist Party.  EPA/ALEX PLAVEVSKI

Washington, 29 set 2023 (Lusa) -- O Departamento de Estado dos EUA acusou quinta-feira a China de gastar milhares de milhões de dólares em manipulação de informação em todo o mundo, o que ameaça a liberdade de expressão no planeta, realçou.

Em relatório, o Departamento de Estado avançou que "a manipulação internacional da informação [pela China] não é apenas uma questão de diplomacia pública, mas constitui um desafio para a integridade do espaço internacional de informação".

Antecipou mesmo que, "se nada for feito, os esforços da República Popular da China vão remodelar a paisagem mundial da informação, criando enviesamentos e lacunas, que podem mesmo conduzir as nações a tomarem decisões que subordinem os seus interesses económicos e de segurança aos de Pequim".

O relatório do GEC, um grupo do Departamento de Estado dedicado à luta contra a manipulação de informação, acrescentou que Pequim consagra milhares de milhões de dólares todos os anos a estas operações, que designou como de "manipulação de informação no estrangeiro".

Ao mesmo tempo, acrescentou-se no texto, a China faz desaparecer as informações críticas que contradizem os seus argumentos sobre temas delicados, como Taiwan, direitos humanos e os problemas da economia.

RN // RBF

Lusa/fim