A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

EUA acusam Rússia de usar rede X para espalhar desinformação

epa11177589 A participant stands next to a banner against Russian President Vladimir Putin during a demonstration in support of Ukraine, on the second anniversary of Russia's invasion of Ukraine, in Berlin, Germany, 24 February 2024. Ukraine on 24 February marks the second year since Russian troops entered its territory, starting a conflict that has provoked destruction and a humanitarian crisis.  EPA/FILIP SINGER

Washington, 09 jul 2024 (Lusa) - Os Estados Unidos acusaram hoje o canal televisivo russo RT e o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia de usarem ferramentas de inteligência artificial na rede X para difundir desinformação na América do Norte, Espanha, Ucrânia e Israel.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou em comunicado que dois domínios (mlrtr.com e otanmail.com) foram registados pelo FSB através de uma empresa no estado norte-americano do Arizona para criar servidores de correio eletrónico com os quais foram fabricadas contas fictícias na rede social.

Além disso, as autoridades norte-americanas obtiveram autorização para aceder a 968 contas no X, alegadamente criadas na operação com ‘software’ desenvolvido com inteligência artificial e denominado Meliorator, para espalhar informações falsas.

O FBI acusou um editor-chefe da RT, identificado como chefe da secção de jornalismo digital da emissora estatal russa desde 2022, de organizar o desenvolvimento de contas fictícias.

Paralelamente, o FBI, juntamente com os serviços de informações neerlandeses (AIVD) e os serviços de informações militares do mesmo país (MIVD), bem como o Centro de Segurança Cibernética do Canadá (CCCS), alertou as empresas de redes sociais que a Rússia está a utilizar o Meliorator para "campanhas de influência maligna".

Segundo as agências de segurança, a operação criada pela RT e FSB utilizou o Meliorator para “disseminar desinformação em vários países, incluindo os Estados Unidos, Polónia, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Ucrânia e Israel”.

As autoridades apenas confirmaram a utilização do Meliorator no X, mas alertaram que a intenção da Rússia é expandir a sua funcionalidade para outras plataformas sociais.

O Meliorator permite a criação em massa de “contas aparentemente autênticas”, a publicação de conteúdo “semelhante ao dos utilizadores típicos” e a cópia de desinformação espalhada por outros ‘bots’ para difundir falsidades que amplificam campanhas de influência maligna.

O procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, afirmou que, com o confisco dos domínios e do registo das contas X, "o Departamento de Justiça interrompeu uma campanha de propaganda apoiada pelo Governo russo com inteligência artificial” na propagação de desinformação nos Estados Unidos e fora do país.

Henrique Botequilha