A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

EUA não têm provas de fornecimento de armas egípcias à Rússia

Washington, 11 abr 2023 (Lusa) - O governo norte-americano afirmou hoje que não tem provas de que o Egito tenha fornecido armas à Rússia, após o jornal The Washington Post indicar que havia essa intenção.


"Não temos provas de que o Egito tenha fornecido armas letais à Rússia", afirmou John Kirby, um porta-voz da Casa Branca, em declarações à imprensa a bordo do avião presidencial Air Force One.


Apesar destas declarações, o porta-voz não confirmou nem desmentiu que o Egito tenha planeado enviar armas à Rússia, como informou na segunda-feira o jornal.


"O Egito é um aliado importante em matéria de segurança e continua a ser", afirmou o porta-voz.


Documentos classificados consultados pelo The Washington Post e publicados na plataforma Discord mostram uma série de conversas entre o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, e funcionários do governo sobre possíveis vendas de armas à Rússia.


Segundo as informações publicadas, Al-Sisi terá ordenado a produção de mais de 40 mil foguetes para fornecer à Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.


Uma fonte egípcia desmentiu essas informações através da cadeia televisiva Al Qahera News, enquanto a Rússia as considerou "um embuste".


A publicação sobre o Egito surgiu poucos dias depois da divulgação nas redes Twitter e Telegram de documentos na posse do Pentágono (Departamento de Defesa norte-americano) com dados sobre entregas de armas à Ucrânia e referências às capacidades dos batalhões ucranianos.


Segundo a Casa Branca, alguns desses documentos podem fazer de uma campanha de desinformação.



EO (PNG) // RBF


Lusa/fim