A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Facebook rejeitou 2,2 milhões de anúncios que pretendiam obstruir eleições nos EUA

epa08624242 A Facebook application icon is seen on a mobile phone in Bangkok, Thailand, 25 August 2020. Facebook announced preparations for legal action against the Thai government after it demanded the social media platform to block users within Thailand to access the one million members of the 'Royalist Marketplace' Facebook group alleged of critical the king. The 'Royalist Marketplace' Facebook group was created by a Thai self-exiled academic and monarchy critic, Pavin Chachavalpongpun who is currently working as an associate professor in Japan.  EPA/RUNGROJ YONGRIT

Paris, 18 out 2020 (Lusa) -- A Facebook rejeitou 2,2 milhões de anúncios e retirou 120 mil publicações nas suas redes sociais Facebook e Instagram, que pretendiam obstruir as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, afirmou um responsável da empresa.

Numa entrevista ao semanário francês Jornal du Dimanche, citada pela agência France-Presse (AFP), o vice-presidente da Facebook para as relações públicas e comunicação, Nick Clegg, acrescentou que "foram lançados alertas sobre 150 milhões de informações falsas verificadas por meios de comunicação independente".

A Facebook, que no seu portfólio conta, entre outras, com as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, diz ter intensificado os seus esforços para evitar uma repetição do que aconteceu em 2016, quando a sua rede principal foi utilizada para operações de manipulação realizadas a partir da Rússia durante as eleições presidenciais dos EUA e no referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Trinta e cinco mil colaboradores ocupam-se da segurança das nossas plataformas e contribuem para as eleições. Estabelecemos parcerias com 70 meios de comunicação social especializados (...) na verificação de informação", apontou Clegg.

O responsável acrescentou que a empresa dispõe de ferramentas de inteligência artificial.

"Também temos ferramentas de inteligência artificial. Elas tornaram possível excluir milhares de milhões de publicações e contas falsas mesmo antes de estas serem denunciadas pelos utilizadores", disse Nick Clegg.

Da mesma forma, o responsável acrescentou que o Facebook armazena "todos os anúncios e informações, como financiamento ou proveniência, por sete anos, para garantir a transparência".

Nick Clegg, também antigo vice-primeiro-ministro britânico, disse ainda que, entre março e setembro, a empresa removeu "30 redes maliciosas em todo o mundo, algumas das quais tinham como alvo os Estados Unidos".

No início de outubro, a Facebook removeu mais de 300 contas e páginas ativas nas redes Facebook e Instagram.

As eleições norte-americanas estão previstas para o dia 03 de novembro.

 

Jorge Faria de Oliveira