A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Lusa tem “papel importante de referência” no combate à desinformação – Nuno Artur Silva

Lisboa, 16 mar 2021 (Lusa) - O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirmou hoje que a agência de notícias Lusa tem "um papel particularmente importante de referência" no combate à desinformação.

Nuno Artur Silva falava na comissão de Cultura e Comunicação, no âmbito do requerimento do grupo parlamentar do PSD sobre as condições de funcionamento da agência de notícias Lusa.

O governante salientou que a Lusa "é não só uma peça fundamental no sistema de comunicação social" de Portugal, "mas em todo o mundo", destacando a "política da língua portuguesa no mundo" e a presença da agência de notícias em vários países.

"E ainda mais essa importância é de assinalar face aos desafios que nos trazem as inúmeras guerras de desinformação em que hoje o jornalismo tem de se aplicar", sublinhou Nuno Artur Silva.

"E a Lusa aí tem um papel particularmente importante de referência no combate à desinformação e de ter a capacidade e a iniciativa de ser um exemplo e referência nesse aspeto", apontou o secretário de Estado.

Durante a audição, o deputado do PS José Magalhães questionou o governante sobre a metodologia que considera adequada para debater a estratégia da Lusa, sugerindo convidar os partidos a discutir "umas bases" sobre o tema.

"De facto, julgo que será muito interessante a proposta de uma discussão sobre o futuro a longo prazo da Lusa, incluindo nessa discussão a possibilidade de também repensar o modo de financiamento", mas para já a preocupação é "estabilizar a atividade da Lusa", com o financiamento e fechar o contrato.

Relativamente ao documento de reflexão estratégica que o presidente da Lusa, Nicolau Santos, partilhou com a tutela, Nuno Artur Silva disse tratar-se de "notas" sobre o tema, salientado que tem havido "conversas sobre as possibilidades de financiamento e de modelos futuros" para a agência de notícias face aos atuais desafios.

 

Alexandra Luís