A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

França denuncia campanha sofisticada de desinformação russa

Paris, 06 mai 2025 (Lusa) - Quase 80 operações de desinformação foram realizadas entre o final de agosto de 2023 e o início de março de 2025 por "atores russos", visando principalmente a Ucrânia e países que apoiam Kiev, denunciaram hoje as autoridades francesas.


A Viginum, organização francesa que combate a interferência digital estrangeira, analisou minuciosamente esta campanha de desinformação conhecida como "Storm-1516" ("Tempestade-1516").


"O debate público europeu está a ser bombardeado por campanhas de desinformação, lideradas por atores russos e retransmitidas em particular pela extrema-direita norte-americana", alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noël Barrot, numa declaração à agência France-Presse (AFP).


"O modus operandi da Storm-1516, que atualizámos, teve como alvo as eleições legislativas antecipadas de 2024" em França, acrescentou, pedindo às plataformas que estão conscientes da situação que "tomem medidas".


"Todos devem estar vigilantes perante esta interferência digital estrangeira", enfatizou ainda.


O modus operandi é "particularmente complexo, adaptável e eficaz na disseminação de narrativas anti-ucranianas e antiocidentais aos públicos ocidentais", sublinhou a Viginum, cujo relatório será publicado na quarta-feira de manhã.


A organização acredita que esta campanha representa uma "ameaça significativa para o debate público digital, tanto em França como em todos os países europeus".


"O Kremlin continua a sua guerra de informação contra nós", denunciou uma fonte diplomática.


A Storm-1516 "constitui mais uma prova da má-fé de Moscovo" e da sua "falta de vontade de impedir a escalada", acrescentou.


A característica única da Storm-1516 é o uso de inteligência artificial para retratar indivíduos com os rostos descobertos e o uso de atores amadores pagos.


Viginum referiu ainda o papel dos influenciadores norte-americanos pró-MAGA (movimento de Donald Trump) ou pró-Rússia, como o francês Adrien Bocquet, "um ex-soldado francês exilado na Rússia", na ampliação da divulgação de informações falsas.


Por fim, "é dado especial cuidado à 'lavagem' de conteúdos através dos meios de comunicação, especialmente os africanos".


O principal alvo da Storm-1516 é o governo ucraniano, "provavelmente à espera de forçar uma suspensão da ajuda ocidental" a Kiev, observam os autores do relatório Viginum.


Algumas das informações falsas referidas, como a alegada compra pelo Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de um antigo edifício nazi na Baviera ou de um hotel de luxo em Courchevel, foram verificadas nos últimos meses pelo serviço de investigação digital da AFP, em artigos disponíveis no site factuel.afp.com.


Os aliados ocidentais da Ucrânia, particularmente a França, também estão na mira, observou Viginum, como mostrou uma recente reportagem do NewsGuard.


A organização que combate a desinformação já tinha atribuído à Storm-1516 um vídeo que mostrava alegadamente um migrante do Chade a confessar ter violado uma menina de 12 anos em França e outro, gerado por IA, a acusar Brigitte Macron, mulher do Presidente francês Emmanuel Macron, de agressão sexual.


 


DMC // RBF


Lusa/Fim