A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Gaia apoia projetos de promoção da literacia mediática na comunidade sénior

Vila Nova de Gaia, Porto, 11 ago 2020 (Lusa) - A "Academia MediaVeritas" e o "Vozes de Gaia" são dois projetos sociais destinados à população sénior do concelho de Vila Nova de Gaia dos quais a câmara é parceira, comparticipando com cerca de 250 mil euros, foi hoje divulgado.
Os dois projetos, que são fruto de candidaturas ao Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, têm em comum o objetivo de "sensibilizar a sociedade para as problemáticas da infoexclusão e da desinformação", resume a câmara de Gaia, distrito do Porto, em comunicado.
A "Academia MediaVeritas" tem como investimento global 250 mil euros, dos quais 75 mil são comparticipados pela autarquia, enquanto no "Vozes de Gaia" a câmara paga, enquanto investidor social, 150 mil euros de um total de 500 mil.
"Com a migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais, muitos indivíduos ficaram excluídos, sobretudo aqueles que não dominam o mundo digital, na sua maioria cidadãos envelhecidos e isolados socialmente. São vários os estudos que demonstram que este grupo é o mais vulnerável à desinformação, à informação descontextualizada e ao fenómeno das 'fake news', sendo também quem tem maior tendência para partilhá-las", descreve a nota da câmara.
Assim, a finalidade destes projetos é sensibilizar os seniores para os problemas associados à desinformação, bem como disseminar meios e ferramentas e mostrar que a Internet, os media digitais e as redes sociais, podem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como promover a coesão social e o envolvimento na sociedade através de uma participação mais ativa.
A "Academia MediaVeritas", projeto da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa, traduzir-se-á em iniciativas destinadas a 50 grupos de intervenção com 15 pessoas cada, todos adultos com mais de 55 anos.
Está também prevista a interação com comunidades mais jovens, em particular os estudantes universitários, integrando-os como voluntários de forma a, descreve a câmara, "contribuir para a sustentabilidade desta ação no médio-longo prazo".
No final das atividades, será feita uma avaliação da experiência, em conjunto com o centro de investigação Fraunhofer Portugal, e serão organizados debates abertos ao público, para os quais serão convidados especialistas nacionais e internacionais na temática da literacia mediática e verificação de factos.
Quanto ao "Vozes de Gaia", este é um projeto da Fundação Inatel e do jornal Público, que se destina a 360 pessoas, maiores de 55 anos.
"Irão transformar-se em cidadãos jornalistas, inseridos numa redação comunitária no centro de Gaia, onde desenvolverão competências e ferramentas para exercer a sua cidadania em pleno", descreve a câmara de Vila Nova de Gaia, acrescentando que os destinatários serão "sempre acompanhados por jornalistas profissionais que os irão orientar".
Desta "redação" resultará um jornal impresso, um jornal digital, conteúdos de informação atualizados num 'site' e conteúdos de rádio, bem como 'podcasts' e cada grupo de "cidadãos jornalistas" participará num exercício de 'team building' com o objetivo de os levar a sair da sua zona de residência, contactar com outras comunidades, trabalhar em equipa e ser sensibilizados para temáticas de envelhecimento ativo.

 

Paula Teixeira