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Grande desafio é como usar a IA para aumentar as capacidades humanas

epaselect epa06573397 A view of a detail of a screen as part of an interactive installation that illustrates the 'big data' used by multinational and provided by its clients, in the German Spy Museum in Berlin, Germany, 01 March 2018. The German Spy Museum gives an insight into the history of espionage. The exhibition shows from the ancient spying devices to the most recent surveillance techniques. German media report on a successful cyber attack on German security networks including the German Ministries for Defense and Foreign Affairs.  EPA/FELIPE TRUEBA

Lisboa, 06 mai 2023 (Lusa) - O membro do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) Sérgio Gomes da Silva considera, em declarações à Lusa, que o "grande desafio" da inteligência artificial (IA) é como utilizar esta ferramenta "para aumentar as capacidades humanas".

O GILM, da qual a Lusa é parceira, está a promover desde 03 de maio, Dia Mundial da Imprensa, até dia 09 a 11.ª edição da operação nacional "7 Dias com os Media", dedicada este ano ao tema da IA e dos algoritmos.

"Acho que o grande desafio é como utilizar a inteligência artificial para aumentar as capacidades humanas e o potencial é verdadeiramente extraordinário", afirma Sérgio Gomes da Silva, que também é diretor de serviços de relações internacionais e comunicação da secretaria-geral da Presidência do Conselho Ministros.

"Estas ferramentas têm o potencial de revolucionar a humanidade porque a produção científica com o recurso a estas ferramentas vai ser verdadeiramente extraordinária", prossegue, adiantando que "uma das características da história é a aceleração constante e com estas ferramentas a aceleração dos próximos anos e décadas será certamente vertiginosa".

Embora a inteligência artificial tenha vantagens, também é preciso "prevenir" usos manipulatórios e que não correspondam a princípios éticos.

"Por isso é que não exagera quem prevê que a inteligência artificial terá um impacto na humanidade muito maior do que teve qualquer dos saltos tecnológicos anteriores", da roda à eletricidade, passando pela computação, entre outros, refere.

Esta iniciativa "tem uma âncora digital que é a página www.7diascomosmedia.gilm.pt que convido todos a visitar", a qual tem desafios que os visitantes podem tentar desenvolver, simples, "mas que convidam para refletir sobre o tema" da inteligência artificial, salienta.

O sucesso do 'chatbot' ChatGPT, da OpenAI, aumentou o debate sobre a IA e o seu papel, isto porque este modelo de IA generativa pode gerar textos que se confundem como feitos por humanos e até imagens falsas, como também gerar informação falsa e plagiar, levantando preocupações éticas e sociais.

O Grupo Informal sobre Literacia Mediática "já há bastantes anos que tem tentado desenvolver a perceção da opinião pública sobre a importância que os meios de comunicação desempenham, que têm na vida das pessoas" e, hoje em dia, "vivemos imersos em conteúdos mediáticos", sejam notícias, sejam de entretenimento, que influenciam a forma como se olha o mundo, prossegue.

"Nesse sentido, é fundamental desenvolver o sentido crítico, da capacidade de discernimento", que permita lidar com a abundância de conteúdos e também ser proativo na criação de conteúdos, incorporando uma dimensão ética, diz.

Sobre o impacto destas iniciativas, o membro da GILM afirma não ser imediato.

"O impacto destas iniciativas não se vê no curto prazo, a minha perceção é que funcionam no médio e no longo prazo", aponta.

Este ano, a propósito do Dia Mundial da Imprensa, "assisti a certas peças e atividades que formalmente não se associaram aos '7 Dias com os Media', mas que parecem ser resultado de uma cultura que foi criada destes 11 anos de iniciativas".

Destaca ainda a iniciativa que a Direção-Geral de Educação desenvolveu, em parceria com o Público na Escola, que envolveu cerca de 160 alunos e professores de todo o país que marcaram presença no 2.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, em Mafra.

Nesta iniciativa falaram também de jornalismo e inteligência artificial, entre outros temas.

"Muito provavelmente esta semente vai germinar e dar frutos" no futuro, sublinha.

A operação "7 Dias com os Media" conta com três embaixadores convidados, dois deles portugueses, que têm a missão de apoiar a divulgação da operação e de dar visibilidade a temáticas relacionadas com a literacia mediática, nomeadamente a da inteligência artificial e a dos algoritmos de inteligência artificial.

Entre as questões que servem de reflexão, inspiração e desafio estão o que são algoritmos e como afetam a vida diária 'online' e 'offline'; de que forma influenciam as pesquisas 'online', o funcionamento das redes sociais e outras tecnologias; que impacto têm na privacidade e segurança 'online', entre outros.

A iniciativa também tem presença nas plataformas Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

ALU // EA

Lusa/Fim