Guiné-Bissau/Eleições: Sociedade civil pede “atitude cívica” e “respeito pela lei”
Bissau, 05 jun 2023 (Lusa) -- A Célula de Monitorização Eleitoral (CME) das eleições na Guiné-Bissau recomendou hoje a todos os atores envolvidos no processo a adoção de uma "atitude cívica" e o respeito pela lei.
Numa declaração lida numa unidade hoteleira em Bissau, a CME, composta por organizações da sociedade civil guineenses, pediu a todos os atores para adotarem uma "atitude cívica de respeito por lei, abstendo-se de praticar atos que possam prejudicar a conclusão do processo, para que continue a ser pacífico, credível, justo e aceite por todos"
A CME recomendou também aos atores para que se abstenham de "qualquer forma de desinformação e apelo à violência", para respeitarem o código de conduta ética e eleitoral e "respeitar o mandato da Comissão Nacional de Eleições como único órgão competente para proclamar os resultados eleitorais".
Quase 900 mil eleitores guineenses foram chamados domingo às urnas para escolher entre os candidatos apresentados por 20 partidos e duas coligações os próximos 102 deputados do país.
A Célula de Monitorização Eleitoral considerou a votação de domingo como um processo globalmente com êxito e sem grandes incidentes.
O secretário executivo adjunto da Comissão Nacional de Eleições, Idrissa Djaló, disse domingo que os resultados eleitorais deverão ser divulgados na quarta-feira.
MSE // RBF
Lusa/Fim