Inquérito: Jovens em Portugal consideram notícias tendenciosas e aborrecidas

Lisboa, 26 mar 2025 (Lusa) – Um inquérito feito em Portugal conclui que os jovens consideram as notícias tendenciosas e aborrecidas, sobretudo sobre política.
O projeto de cidadania digital YouNDigital, desenvolvido pelo centro de investigação da Universidade Lusófona (CICANT) e conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, inquiriu 1.362 jovens a viver em Portugal, com idades entre os 15 e os 24 anos, e identificou quatro grupos diferentes pela forma como encaram as notícias.
O primeiro grupo, designado "Exploradores Digitais Centrados no Lazer", conta com 50,27% de repostas do sexo masculino que têm interesse em notícias sobre desporto, tecnologia, saúde e entretenimento. Os jovens deste grupo procuram os media para conversar e passar tempo, porque as notícias são tendenciosas e aborrecidas, sobretudo matéria política.
Este grupo identificou os 'youtubers' como forma de saber "o que se passa no mundo" e as suas principais fontes de informação são as redes sociais, revelando menos procura por jornais, rádio ou professores.
O grupo "Exploradores Digitais de Temas Variados" integra 59% de repostas dadas pelo sexo feminino e revelou ter interesse em temas como saúde, entretenimento, tecnologia, sociedade, educação e economia, embora procurem os 'instagrammers" para saber "o que se passa no mundo".
Os jovens deste grupo consideram as notícias "tendenciosas" e com "um impacto negativo" na sua "vida e no estado de espírito", pois acedem aos meios de comunicação social para conversar e fazer trabalhos escolares, tendo como principal fonte de informação os membros da família.
O terceiro grupo "As Notícias Não São a Minha Praia" tem uma maior percentagem de respostas do sexo masculino, cerca de 61% e o desporto e o entretenimento destacam-se entre os baixos níveis de interesse nos media.
De forma a saber o que se passa no mundo acedem aos 'youtubers', embora em menor escala do que o primeiro grupo, sendo que partilham a mesma perspetiva sobre as notícias que o grupo anterior, acrescentando que as notícias são aborrecidas, especialmente sobre política.
Este grupo revelou também aceder os meios de comunicação social para conversar e fazer trabalhos escolares, mas com valores globais mais baixos do que o segundo grupo, sendo que têm como fonte de informação os meios de comunicação social, mas em menor escala do que os dois grupos já definidos.
O último grupo identificado pelo estudo é categorizado como "Vislumbre dos Media à Antiga" e demonstrou interesse pelo desporto, entretenimento e alguma atenção à tecnologia.
Trata-se de um grupo mais diversificado do que os grupos um e dois, mas mais alargado em ternos de notícias do que o grupo três, sendo constituído por 50,69% de repostas do sexo feminino e as restantes do sexo masculino.
Este grupo considera que "os jornalistas são mais proeminentes (em comparação com os influenciadores digitais, que aparecem mais nos grupos um e dois)", sendo que também partilham da opinião de que as notícias "têm um impacto negativo" na sua vida e no seu estado de espírito", descrevendo os media como "tendenciosos", tal como nos outros grupos.
Este grupo acede sobretudo os meios de comunicação para conversas e para fazer os trabalhos da escola, tendo como fontes de informação as redes sociais e os familiares.
Assim, o inquérito concluiu que "o destaque dado às notícias não foi evidente nos agrupamentos, com foco nos interesses do indivíduo e não no coletivo", realçando o importante papel desempenhado pela escola e pela família.
Paulo Resendes