A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Cientistas insultados e ameaçados abandonam o Twitter

epa09909178 The Twitter icon is displayed outside the company's corporate office in New York, New York, USA, April 21, 2022. Twitter announced Monday that it has agreed to sell itself to billionaire Elon Musk for roughly 44 billion US dollars. This deal is the largest to make a company private.  EPA/SARAH YENESEL

Paris, 24 mai 2023 (Lusa) – Cientistas confrontados com insultos e até ameaças no Twitter estão a abandonar esta rede social onde as mensagens que negam as alterações climáticas aumentaram desde que Elon Musk se tornou proprietário da empresa.
O cientista Peter Gleick, especialista em clima e água e com cerca de 99.000 seguidores no Twitter, anunciou no domingo que vai deixar de publicar nesta plataforma, que acusa de amplificar o racismo e o sexismo.
Este investigador disse, citado pela agência France Presse, que está habituado a “ataques agressivos, pessoais e ‘ad hominem’, até ao ponto de ameaças físicas diretas", adiantando que desde a chegada do novo ‘dono’ do Twitter e das mudanças geradas, a “quantidade e a intensidade dos ataques dispararam".
Desde que comprou o Twitter, há seis meses, o bilionário Elon Musk flexibilizou a moderação de conteúdos considerados mais problemáticos e permitiu o regresso à rede de personalidades anteriormente proibidas, como Donald Trump.
O físico Robert Rohde da Berkeley Earth, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos com sede na Califórnia, analisou a atividade de centenas de contas de especialistas em ciências do clima, com muitos seguidores, antes e depois da compra da empresa por Elon Musk.
Robert Rohde concluiu que os ‘tweets’ dos cientistas já não tinham o mesmo impacto, afirmando que o número médio de ‘gostos’ nas publicações, que traduz a aprovação por quem as lê, caiu 38%. Houve também uma queda de 40% na partilha destas publicações.
Numa outra análise, a cientista de ciências do clima Katharine Hayhoe analisou as respostas ao mesmo tweet que publicou voluntariamente duas vezes, antes e depois da tomada de controlo do Twitter por Elon Musk.
As respostas de ‘bots’ – contas falsas geridas por computador – e ‘trolls’ – perfis que recorrem a insultos e desinformação - aumentaram entre 15 a 30 vezes em comparação com os dois anos anteriores, concluiu.
Andrew Dessler, professor de ciências atmosféricas na Universidade A&M do Texas, decidiu transferir a maior parte da sua comunicação sobre o clima para outra plataforma, a Substack.
"Nas respostas a quase todos os tweets sobre as alterações climáticas, sou inundado por respostas com afirmações erróneas ou mal informadas", salientou.
Outros investigadores abandonaram simplesmente o Twitter. A investigadora Katharine Hayhoe calcula que, dos 3.000 cientistas do clima que listou, 100 já desapareceram da rede.
A especialista em glaciares Ruth Mottram, que era seguida por mais de 10.000 pessoas no Twitter, optou por sair da rede em fevereiro, juntando-se a um fórum de cientistas no Mastodon, uma rede social descentralizada criada em 2016.
Michael Mann, um dos principais cientistas do clima da Universidade da Pensilvânia, que é regularmente atacado na Internet, considera que o aumento da desinformação é "organizado e orquestrado" pelos opositores às políticas climáticas.
Num livro publicado em 2022 - "A nova guerra climática" - relatou a ação dos produtores de petróleo para incentivar a negação das alterações do clima nas redes sociais.
"Os ‘trolls’ profissionais estão a manipular o ambiente na Internet com publicações estratégicas que geram conflitos e divisões", disse Michael Mann à AFP.
Até agora, a rede Twitter não se pronunciou diretamente sobre as alterações dos seus algoritmos, que geram tráfego e visibilidade na rede. Contactado pela AFP, o gabinete de imprensa da empresa respondeu com um e-mail gerado automaticamente... “com um emoji de cocó”.
Elon Musk já explicou a filosofia subjacente às alterações ocorridas em janeiro: "As pessoas mais conotadas com a ‘direita’ devem ver mais coisas de 'esquerda' e as pessoas de ‘esquerda’ devem ver mais coisas de 'direita'".

SB//CFF
Lusa/Fim