A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Investigação descobre fontes de desinformação num curso russo para jornalistas

epa11826351 People walk near a pile of snow in front of the Moscow Kremlin on Red Square during rainy weather in Moscow, Russia, 15 January 2025. In January 2025, abnormally warm spring weather came to Central Russia; according to forecasters, snow will completely melt in some areas of the capital in the near future. Roman Vilfand, scientific director of the Russian Hydrometeorological Center, reported that April weather with air temperatures up to +5 degrees Celsius will be recorded in Moscow at least until this week.  EPA/SERGEI ILNITSKY

Lisboa, 14 abr 2024 (Lusa) -- O meio de comunicação estatal russo RT (Rússia Today) anunciou uma formação em jornalismo para verificar fontes e detetar falsificações, mas uma investigação da NewsGuard descobriu que entre "os especialistas" estão fontes que espalham desinformação regularmente.

A NewsGuard descobriu que da estrutura de ensino deste curso fazem parte "especialistas" que difundem desinformação regularmente.

Entre os supostos difusores de notícias, a organização destaca a presença de um comentador irlandês e correspondente da RT que apresentou 23 narrativas comprovadamente falsas sobre a guerra na Ucrânia, narrativas identificadas e desmentidas pela NewsGuard.

Marca ainda presença o diretor da RT, Alexey Nikolov, que foi sancionado pelo Reino Unido por espalhar propaganda russa sobre a guerra.

Este sistema de formação da RT foi lançado em fevereiro de 2024, inicialmente apenas para jornalistas na Ásia, mas agora "tem como alvos falantes de inglês nos EUA e na Europa", sendo que especialistas em desinformação "dizem que o curso visa promover os interesses da Rússia no exterior".

O Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia dizem que - "os cursos da RT -- mais uma ferramenta na guerra de informação da Rússia" - têm como objetivo "atrair profissionais estrangeiros para o espaço de media russo".

"Isso ajudará a construir uma rede de jornalistas leais ao Kremlin", dizem.

"É altamente improvável que este seja um curso de jornalismo autêntico", referiu à organização o diretor de pesquisa do Centro Africano de Estudos Estratégicos do departamento de defesa dos EUA, Joseph Siegle.

A RT conta com uma pontuação de confiança de 20/100 no 'ranking' da NewsGuard, pois "o 'site' publicou repetidamente informações falsas ou flagrantemente enganosas", sendo que "as afiliadas inglesas, francesas, alemãs e espanholas da RT apresentam um total de 116 alegações falsas".

Em 08 de abril, o media russo anunciou que "300 profissionais de media de todo o mundo" inscreveram-se no seu curso de treino em jornalismo internacional, que acontecerá entre os dias 07 de abril e 16 de maio.

Através de 'workshops', o curso pretende ensinar a "desenvolver e criar notícias envolventes" e "como detetar falsificações e maneiras de verificar fontes", permitindo aos participantes receber um certificado de media oficial da RT.

A NewsGuard é uma organização especializada na luta contra a desinformação que explora notícias e a forma como a desinformação se espalha 'online', com o objetivo de descobrir as forças que moldam as narrativas falsas disseminadas na internet.

Paulo Resendes