A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Lisboa é “campeã” ibérica em número de meios digitais

epa08312138 A man reads the covers of newspapers displayed in the window of a street kiosk in Ponta Delgada during the state of emergency due to the covid-19 epidemic at Sao Miguel Island, Azores, Portugal, 21 March 2020. In Portugal, there are 12 deaths and 1,280 confirmed infections. Portugal is in a state of emergency from 00:00 on March 19th until 23:59 on 02 April. Countries around the world are taking increased measures to stem the widespread of the SARS-CoV-2 coronavirus which causes the Covid-19 disease.  EPA/EDUARDO COSTA

Granada, Espanha, 20 out 2022 (Lusa) – A área metropolitana de Lisboa é a região ibérica onde existe maior concentração de media digitais, 482 num total de 1.229 meios em Portugal e de 5.177 em Espanha, segundo a base de dados do observatório Iberifier.
Os números são surpreendentes, na medida em que são proporcionalmente mais do que as áreas metropolitanas de Madrid e Barcelona, com muito mais habitantes, e que se encontram respetivamente em segundo e terceiro lugar.
A área de Lisboa tem cerca de 2,8 milhões de habitantes, ao passo que a comunidade de Madrid alberga 6,6 milhões.
Em Portugal, as áreas metropolitanas que se seguem com maior concentração de meios digitais são o Porto (132) e Braga (97), informa ainda o Iberifier, um projeto ibérico, que visa combater a desinformação e no qual a Lusa se integra.
No estudo, o número global abrange os chamados media digital não-nativos (que surgem a partir de um jornal ou outro meio de comunicação social) - 805 ao todo - dos media digital nativos (419), criados digitalmente de raiz. Há cinco meios digitais que não foi possível determinar.
De acordo com a base de dados, o jornal mais antigo em Portugal é o “Açoriano Oriental” criado em 1835, e que tem hoje associada uma página digital. Em Espanha, o mais antigo é “Faro de Vigo”.
Outras curiosidades revelam que entre o total, há 617 meios digitais de informação global (nacional, regional e local), 79 dedicados à cultura, 61 ao desporto e 53 à economia, aos desportos motorizados há 31 meios especializados e apenas 349 pedem subscrição.
A base de dados, que dentro de dias estará disponível ao público no site do observatório (www.iberifier.eu), foi hoje revelada num seminário do consórcio, realizado em Granada.
O Iberifier reúne um total de 23 universidades e centros de investigação na península, “fact-checkers” (organizações de verificação de notícias), para além da agência Efe. É financiado pela Comissão Europeia e é um dos oito consórcios internacionais nesta área existentes na União.

LM // NS
Lusa/Fim