Organizações de ‘fact-checking’ aprovam código para combater a desinformação

Lisboa, 08 nov 2022 (Lusa) – Mais de 40 organizações de verificação de factos em toda a Europa aprovaram um código profissional que define as normas de metodologia, ética e transparência necessárias para combater a desinformação de forma eficaz e com integridade.
O "código europeu de normas para organizações independentes de verificação de factos" foi desenvolvido através de um projeto que envolve organizações de verificação de factos e é o resultado de meses de investigação, inquéritos, debates e discussões entre os verificadores de factos europeus, bem como académicos e outros especialistas na matéria.
As normas do código devem ser respeitadas para que as organizações de verificação de factos se tornem membros verificados da European Fact-Checking Standards Network (EFCSN).
A adesão à rede vai permitir aos cidadãos ficarem a saber quais as organizações europeias de verificação de factos que operam de forma independente, com ética e compromisso de servir o interesse público.
A versão final do código foi aprovada por 44 das 45 organizações que votaram.
O European Fact-checking Standards Network (EFCSN) é um projeto que pretende reunir organizações independentes de verificação de factos para discutir e definir os padrões de independência, transparência e qualidade metodológica e jornalística que devem orientar os esforços para combater a desinformação.
MZGU/JPF // JPF
Lusa/Fim