A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Papa Francisco aponta desinformação como “o primeiro pecado do jornalismo”

epa10814967 Pope Francis during the weekly general audience at Paul VI Audience Hall in the Vatican, 23 August 2023.  EPA/MAURIZIO BRAMBATTI

Roma, 26 ago 2023 (Lusa) - O Papa Francisco denunciou hoje a desinformação e as notícias falsas, considerando que, ao procurarem orientar a opinião pública, representam "o primeiro pecado do jornalismo".

"A desinformação é o primeiro dos pecados, dos erros -- digamos assim -- do jornalismo", afirmou o Papa durante uma audiência no Vaticano em que recebeu o prémio "É Jornalismo", entregue por uma delegação representativa daquele galardão, criado em 1995 pelos jornalistas italianos veteranos Indro Montanelli, Enzo Biagi, Giorgio Bocca e Giancarlo Aneri.

Citado num comunicado divulgado pelo Vaticano, Francisco sustenta que "a desinformação é um dos pecados do jornalismo, que são quatro: a desinformação, quando um jornalista não informa ou informa mal; a calúnia (às vezes usada); a difamação, que é diferente de calúnia, mas destrói; e o quarto é (...) amor pelo escândalo".

"Por exemplo, preocupam-me as manipulações daqueles que propagam notícias falsas com o objetivo de orientar a opinião pública", explicou, apelando a "uma maior responsabilidade" na "conjuntura dramática que a Europa atravessa, com a continuação da guerra na Ucrânia".

"A minha esperança é que seja dado espaço às vozes da paz, aqueles que estão empenhados em acabar com este conflito, como a tantos outros", insistiu.

Segundo avançaram fontes do Vaticano à agência italiana Ansa, ao receber o prémio o Papa recordou que, já mesmo antes de se tornar bispo de Roma, "costumava recusar a oferta de prémios".

"Nunca recebi nenhum, não os queria. E continuei a fazer o mesmo enquanto Papa", acrescentou.

PD // SB

Lusa/Fim