PM de Cabo Verde quer ajuda da RTP África para fazer chegar informação à diáspora
Praia, 06 jan 2023 (Lusa) -- O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, pediu hoje ajuda à RTP África para fazer chegar mais informação à diáspora do país, sobretudo nos Estados Unidos da América.
"A RTC tem este propósito, mas a RTP África pode ajudar, quando digo a nossa diáspora, não digo a nossa diáspora em Portugal, mas a que está nos Estados Unidos, onde nós temos a maior comunidade", pediu o chefe do Governo, na cidade da Praia, numa conferência para comemorar os 25 anos da RTP África.
Além dos Estados Unidos, Correia e Silva disse que através da RPT África é possível fazer chegar Cabo Verde a vários outros países, nomeadamente os africanos de língua portuguesa, mas também a Portugal.
"E a nossa intenção e o desafio que lançamos é ver se conseguimos chegar mais longe, nomeadamente as nossas comunidades imigradas nos Estados Unidos da América e noutros países europeus", manifestou, dizendo que isso faz com que haja maior notoriedade do país, mas também que as pessoas sejam informadas sobre o que se passa no arquipélago.
"As pessoas também possam matar as saudades, porque a televisão ajuda a fazer isso, e sintam Cabo Verde mais próximo", insistiu o chefe do Governo, sublinhando, porém, que não se trata apenas de um desafio à televisão portuguesa, mas também à Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC).
Ulisses Correia e Silva notou que já existe uma "boa parceria" entre a RTP e a RTC, dizendo que a nível institucional as duas televisões vão ver como desenvolver esta possibilidade.
"Se conseguirmos chegar mais longe, nas nossas comunidades, estaríamos a fazer aqui um grande trabalho para podermos projetar o serviço público, também com responsabilidade na formação de opinião junto da nossa diáspora", afirmou, acrescentando que os cabo-verdianos no exterior "têm avidez" de informação e são muito vulneráveis à desinformação.
Na sua intervenção, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que a RTP África é um "projeto maduro" e dos mais bem concedidos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
"Televisão Pública: serviço e inovação" é o título da conferência para assinalar os 25 anos da RTP África, que conta com a participação de todos os presidentes das televisões públicas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do comentador político Marques Mendes.
RIPE // LFS
Lusa/Fim