A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Pompeo acusa a Rússia de “ameaçar a estabilidade” no Mediterrâneo

epa08872772 US Secretary of State Mike Pompeo delivers remarks on China at Georgia Institute of Technology in Atlanta, Georgia, USA, 09 December 2020. Pompeo said China presents a continual challenge to US national security and academic freedom.  EPA/ERIK S. LESSER

Washington, 15 dez 2020 (Lusa) -- O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou hoje a Rússia de "ameaçar a estabilidade do Mediterrâneo" e de "semear o caos" nos países da região.

Num comunicado sobre a "influência russa no Mediterrâneo", o chefe da diplomacia dos EUA respondeu ao seu homólogo russo, Sergey Lavrov, que acusou os Estados Unidos de "fazer jogos políticos" na região.

"Lavrov está factualmente errado e está a tentar reescrever a história", ripostou Pompeo, denunciando o comportamento de Moscovo na Líbia, na Grécia e na Síria, no mesmo dia em que o Presidente russo, Vladimir Putin, deu finalmente os parabéns ao Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, pela sua vitória nas eleições presidenciais de novembro.

"Na realidade, os Estados Unidos estão a trabalhar efetivamente com parceiros regionais e apoiam processos políticos sob os auspícios da ONU na Líbia", explicou Pompeo numa mensagem na rede social Twitter.

"A Rússia, por seu lado, está a minar a política interna dos países do Mediterrâneo, apoia o brutal ditador da Síria (Bashar al-Assad) e alimenta o conflito na Líbia por meio de grupos aliados", acrescentou o secretário de Estado.

"A Rússia continua a ameaçar a estabilidade do Mediterrâneo usando várias técnicas para espalhar a desinformação, minar a soberania nacional e semear o caos, o conflito e a divisão nos países da região", disse Pompeo no comunicado.

O Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, nunca foi capaz de cumprir a sua promessa de melhorar as relações com a Rússia, tropeçando em acusações de interferência russa na sua vitória eleitoral de 2016.

 

Ricardo Jorge Pinto