Presidente da EFE apela a “esforços conjuntos” na verificação de notícias

Lisboa, 28 out 2022 (Lusa) - A presidente da agência noticiosa EFE, Gabriela Cañas, apelou, na quinta-feira, para "esforços conjuntos na verificação das notícias", tarefa que considera "essencial para divulgar a verdade".
Na inauguração da 78ª Assembleia Geral da Associação Interamericana de Imprensa (IAPA), a presidente da EFE apontou que "as falsidades que circulam, principalmente nas redes sociais", são um perigo para a liberdade de informação.
A responsável da EFE pediu uma “solidariedade mais eficaz" com os meios de comunicação social que sofrem ataques à liberdade de expressão e uma "união de esforços na verificação das notícias".
Gabriela Cañas afirmou também que as redes sociais "tiraram o monopólio dos media sobre a transmissão de informação", embora, aos olhos do público, os media continuam a ser "mais fiáveis".
Por esta razão, considera que a digitalização dos media "não é apenas uma necessidade" para ser mais eficaz, mas "o melhor método para aumentar o impacto das nossas publicações e para combater o inimigo (notícias falsas) no seu próprio território".
MZGU/JPF // JPF
Lusa/Fim