A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Projeto de literacia mediática Pinóquio na Escola começa terça-feira

Lisboa, 17 mar 2025 (Lusa) -- A iniciativa de promoção de literacia mediática "Pinóquio na Escola" arranca na terça-feira nas escolas do país e conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, revelou hoje a instituição.


O projeto promovido pelo jornal Polígrafo e pela Fundação Calouste Gulbenkian tem como principal "objetivo sensibilizar e capacitar alunos do ensino secundário na luta contra a desinformação, reforçando o pensamento crítico e incentivando um consumo de informação mais responsável".


O "Pinóquio na Escola" prevê a realização de um 'roadshow' (apresentações itinerantes) educativo, entre março e abril, que passará por nove cidades de Portugal continental e ilhas, começando pela Escola Secundária Francisco Franco do Funchal, na ilha da Madeira.


"Promover o combate às narrativas falsas e fortalecer a capacidade dos alunos para analisar criticamente a informação que consomem" é a missão deste projeto que decorre em dois momentos distintos.


Em primeiro lugar, a promoção dos 'workshops' (grupos de debate) interativos que ajudam alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no mundo digital, através do acesso a ferramentas e materiais pedagógicos gratuitos, incentivando um consumo de informação mais crítico e consciente, sobretudo nas redes sociais. 


Em segundo lugar, acontecerá um concurso nacional que desafia os estudantes do ensino secundários a criar conteúdos originais (em diversos formatos) para desmontar as narrativas enganosas que circulam ou circularam no espaço público europeu.


As candidaturas para a segunda fase do projeto devem ser feitas entre os dias 18 de março e 30 de maio através da página do projeto (https://especiais.poligrafo.pt/pinoquio/), onde será disponibilizado um formulário. 


Além da Representação da Comissão Europeia, o "Pinóquio na Escola" conta ainda com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.



PYR // MSF


Lusa/Fim