Relatórios sobre desinformação

 

Reuters Digital News Report 2020 - Portugal
O Reuters Digital News Report 2020 (ReutersDNR 2020) é o nono relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o sexto relatório a contar com informação sobre Portugal.
Enquanto parceiro estratégico, o OberCom – Observatório da Comunicação colabora em permanência com o RISJ na conceção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país.
O presente trabalho oferece uma análise mais aprofundada que tem por base os dados relativos a Portugal e tira partido dos seis anos de dados acumulados, desde 20151, o que permite perceber tendências e evoluções nesta área.
Aplicado pela YouGov, o inquérito que serve de base a este projeto foi incide sobre mais de 80 mil indivíduos, em 40 países, o que faz deste o maior estudo de comparação longitudinal de hábitos de consumo de notícias no mundo, com o objetivo de responder às questões mais latentes sobre o futuro da indústria noticiosa.
A edição deste ano procura explorar em profundidade as dinâmicas associadas às questões centrais das sociedades contemporâneas, nomeadamente:
Reuters RDNRP20-WEB-10-JUN

Relatório do MediaLab  que analisa a forma como os portugueses reagiram ao Coronavírus/Covid-19 no período entre 12 e 15 de março de 2020 através das redes sociais e também nas pesquisas online, mas contextualiza essa informação com dados analisados desde fevereiro.
São abordadas a partilha de mensagens de desinformação sobre o Coronavírus/Covid-19 através da rede social WhatsApp, com o objetivo de identificar essas mensagens, o seu nível de viralidade e a sua veracidade ou desinformação, e é feita uma primeira abordagem aos novos grupos de Facebook criados para partilhar informações sobre o vírus/doença, com o qual se procura identificar as ações comunitárias em Portugal.
INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS EM PORTUGAL - MediaLab ISCTE-IUL

 

 

Jornalismo, Fake News & Desinformação - UNESCO - 2019
Cherilyn Ireton e Julie Posetti
Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo
A UNESCO trabalha para fortalecer o ensino de jornalismo e esta publicação é a mais recente contribuição para seu conjunto de conhecimento de ponta.
É parte da “Iniciativa Global pela Excelência na Educação em Jornalismo”, que é foco do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC) da UNESCO.
A iniciativa procura envolver-se com o ensino, a prática e a pesquisa do jornalismo de acordo com o panorama global, incluindo o compartilhamento de boas práticas internacionais.
Consequentemente, o presente manual procura servir como exemplo de currículo internacionalmente relevante, aberto à adesão ou adaptação, como resposta ao problema decorrente da desinformação global que confronta as sociedades em geral, e o jornalismo em particular
ManualFakeNews 2019 UNESCO

 

 

Boletim do Observatório de Cibersegurança, de maio de 2020:
boletim_observatorio_maio2020 CNCS

 

Cibercrime em tempo de pandemia (estudo do Ministério Público-PGR) de abril de 2020:
cibercrime_em_tempo_de_pandemia-20-04-2020

 

Obercom: As Fake News numa sociedade pós-verdade - Contextualização, potenciais soluções e análise - 2018

Com este relatório, o OberCom – Observatório da Comunicação pretende incidir alguma luz sobre a forma como a questão das fake news é actualmente abordada pelas instituições jornalísticas, governamentais ou empresariais, e que tipo de medidas foram tomadas – ou poderão vir a ser tomadas – para minimizar o problema.
Parte-se aqui de três perguntas iniciais, às quais se procurará dar resposta.
Em primeiro lugar, perceber de que forma as instituições e os agentes – nos quais se compreendem meios de comunicação, jornalistas, plataformas em rede (e.g., Facebook), governos, entre outros – estão a lidar com a questão das fake news.
Em segundo lugar, pretende-se também perceber que outras soluções e estratégias poderão vir ainda a ser propostas, de modo a lidar com a questão no futuro. Por último, será também importante perceber que importância é dada a
este tema em Portugal, se o tema se encontra a ser estudado, bem como compreender o que falta investigar.
2018-Relatorios-Obercom-Fake-News sociedade pós-verdade