A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Repórteres Sem Fronteiras apelam à liberdade e segurança jornalística na Síria

Lisboa, 13 de mar 2025 (Lusa) -- Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pedem ao Governo sírio que garanta a segurança dos jornalistas e o direito à informação sobre os massacres ocorridos na costa do Mediterrâneo, revelou a ONG através do seu 'site'.


"O novo governo sírio deve proteger os jornalistas e garantir o direito do público a informações confiáveis. Os ataques à imprensa privam o público desse direito e tornam-no vulnerável à manipulação", disse o chefe da delegação dos RSF no Médio Oriente, Jonathan Dagher.


De acordo com a organização, pelo menos cinco jornalistas foram alvejados e feridos enquanto cobriam confrontos entre as forças do Governo e fações leais ao presidente deposto Bashar al-Assad.


"Acusada de participar na violência contra civis, a nova administração responsabilizou 'os remanescentes do antigo regime' por 'ataques sistemáticos a jornalistas'", sendo que o Ministério da Informação prometeu tomar medidas legais para "garantir a liberdade do trabalho jornalístico e proteger os profissionais dos media", refere a ONG.


OS RSF referem ainda o exemplo de um repórter da AL Jazeera, Riyad al-Hussein, baleado enquanto estava no banco do passageiro de um carro com um colega do mesmo meio de comunicação, ambos identificados com capacetes e coletes marcados com "Presse".



PYR // EA


Lusa/Fim