A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

“Se são fake não são news” defende jornalista Paulo Martins na Hemeroteca

Lisboa, 05 fev 2025 (Lusa) -- As fake news e a desinformação foram o mote para a conversa de hoje com o jornalista e professor universitário Paulo Martins, na Hemeroteca Municipal de Lisboa.


"As "fake news" são um fenómeno cada vez mais presente. Debater sobre as mesmas e saber como as combater, está nas mãos de todas as pessoas", refere a informação veiculado no site da Hemeroteca. Em declarações à agência Lusa, o jornalista referiu que "a desinformação é algo organizado para causar dano".


Abordando o tema das notícias falsas, o objetivo da conversa foi perceber as estratégias a adotar para uma informação segura. "Procurar uma informação fiável é um dever de todos os cidadãos", disse Paulo Martins.


O professor e jornalista defende que "um jornalista quando transmite uma notícia tem que demonstrar que a informação que avança é verdadeira", acrescentando ainda que "há verdade e há mentira, não há meios-termos".


O jornalista menciona também que "os jornalistas não podem ceder ao imediatismo, o rigor é que é importante no jornalismo, não é a transmissão imediata"


Na conversa que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, foram abordados diversos temas, como os sete tipos de desinformação, os deepfakes e a importância da verificação de factos pelos meios de comunicação.


Paulo Martins salienta ainda que é necessário desenvolver a literacia mediática, pois "o facto de haver mais informação não significa que haja mais qualidade".


Uma das formas de prevenir a exposição às fake news é "perceber não só se o órgão de comunicação é fiável, mas também verificar se as fontes da notícia são credíveis", disse Paulo Martins, enfatizando que todas as gerações estão expostas de igual forma ao fenómeno.


A conversa terminou com o convidado a deixar sugestões de leitura sobre as fake news, como o livro "Os Perigos da Percepção" da autoria de Bobby Duffy ou "Fabrica de Mentira" de Paulo Pena.


PAR // RBF


Lusa/Fim