Supremo Tribunal Federal do Brasil autoriza buscas em inquérito sobre ‘fake news’
São Paulo, Brasil, 21 mar 2019 (Lusa) - O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil autorizou hoje uma operação de buscas e apreensão no âmbito de uma investigação sobre a divulgação de notícias falsas sobre juízes daquele tribunal.
As buscas estão a ser feitas por agentes da Polícia Federal e incluem busca e apreensão nas casas de suspeitos nos estados de São Paulo e Alagoas.
Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, os investigadores descobriram e tentam suspender contas nas redes sociais de dois dos autores identificados, um advogado e um guarda metropolitano, e foram hoje a vários locais para recolher computadores.
No ultimo dia 14, o presidente do STF, juiz Dias Toffoli, anunciou a abertura de um inquérito para apurar "notícias fraudulentas", ofensas e ameaças que estariam a ser feitas na internet contra juízes do tribunal.
Dias Toffoli também designou o juiz do STF Alexandre de Moraes - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo - para conduzir as investigações.
A iniciativa é uma resposta à publicação de mensagens ofensivas de populares e redes obscuras na Internet contra o STF, que seriam também incitadas por políticos e procuradores da operação Lava Jato.
Nestes ataques, os juízes do STF são acusados de favorecerem a impunidade e até de participarem de atos de corrupção.
Carolina de Ré