A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Tiktok remove mais de 275 conteúdos e elimina 45.000 contas falsas antes das eleições

epa08678600 (FILE) - A close-up shows an application 'TikTok' on a smart phone in Berlin, Germany, 07 July 2020 (reissued 18 September 2020). The US Commerce Department on 18 September 2020 announced that downloads of ByteDance's video sharing app TikTok and multi-purpose messaging and payment platform WeChat will be blocked in the US starting 20 September 2020.  EPA/HAYOUNG JEON *** Local Caption *** 56200256

Lisboa, 13 mai 2025 (Lusa) - O TikTok implementou um conjunto de medidas antes das eleições legislativas portuguesas e removeu "mais de 275 peças de conteúdo" que violavam as regras, incluindo desinformação, e mais de 45.000 contas falsas, anunciou hoje a plataforma.

A rede social de vídeos curtos lançou o Centro Eleitoral na aplicação em 18 de abril, "um espaço projetado para conectar os utilizadores com informações certificadas, incluindo recursos oficiais da Comissão Eleitoral, datas importantes sobre as votações e dicas para identificar desinformação" no seguimento das legislativas portuguesas de 18 de maio.

"Para promover a transparência, o TikTok também está a rotular conteúdos e resultados de pesquisa relacionados com as eleições, direcionando os utilizadores diretamente para o Centro Eleitoral", no âmbito da estratégia global mais ampla do TikTok para promover uma expressão segura, informada e autêntica durante as eleições, refere a plataforma, em comunicado.

Desta forma, entre 14 e 27 de abril, o TikTok tomou várias ações em Portugal, entre as quais "removeu mais de 275 peças de conteúdo que violavam as políticas de integridade cívica e eleitoral, desinformação e conteúdo gerado por IA [inteligência artificial] -- com mais de 98% dos conteúdos a serem removidos antes de receberem qualquer denúncia".

Além disso, "preveniu proativamente mais de 1.400.000 gostos falsos e mais de 942.000 pedidos de seguidores falsos, e bloqueou mais de 7.400 contas de 'spam' de serem criadas em Portugal".

De acordo com a rede social, foram removidas "mais de 45.000 contas falsas, mais de 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos".

A tecnológica refere ainda que "as equipas especializadas do TikTok continuam a combater a interferência estrangeira e operações de influência dissimulada, e até agora, não descobriram nem desmantelaram qualquer operação de influência deste género especificamente dirigida às eleições portuguesas".

O TikTok lançou um Hub Global de Integridade Eleitoral, "fornecendo dados fidedignos sobre os esforços de fiscalização relacionados com as eleições em vários países".

Alexandra Luís