A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Ucrânia: Desinformação regista em fevereiro valor mais alto desde março de 2024

Lisboa, 17 mar 2025 (Lusa) -- A desinformação sobre a guerra na Ucrânia registou em fevereiro o resultado mais elevado desde março de 2024, passando de 6% em janeiro para 11% do total da desinformação detetada pelo Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO).


Segundo o relatório mensal do EDMO, divulgado hoje, "o aumento parece dever-se, em parte, ao facto de o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, ter abraçado algumas narrativas falsas pró-Rússia para descrever a situação na Ucrânia, o seu líder e a responsabilidade pelo conflito".


Dos 1.376 artigos intercetados em fevereiro pelas 33 organizações que constituem a rede de verificação de factos, 157 (11%) representavam conteúdo desinformativo sobre o conflito entre a Ucrânia e Rússia, seguida da desinformação relacionada com a União Europeia (UE), com 99 artigos (7%).


Além disso, 93 artigos (7%) eram sobre desinformação relacionada com a imigração, 65 (5%) sobre desinformação referente à Covid-19, seguindo-se a desinformação relacionada com as alterações climáticas, com 63 artigos (5%), 33 (2%) referente a desinformação sobre questões LGBTQ+ e de género e 18 (1%) sobre conflito no Médio Oriente.


A desinformação sobre as alterações climáticas caiu de 9% em janeiro para 5% em fevereiro e as restantes percentagens mantiveram-se em relação ao mês anterior.


A percentagem de histórias de desinformação que utilizam conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) diminuiu em fevereiro, após o pico registado em janeiro, sendo que dos 1.376 artigos de verificação de factos, 79 abordaram a utilização desta tecnologia na desinformação.



PYR // CSJ


Lusa/Fim