Ucrânia: Estado-Maior russo reitera críticas ao “expansionismo” da NATO
Moscovo, 24 jan 2023 (Lusa) - O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valeri Gerasimov, acusou hoje a NATO de expansionismo , que juntamente com a guerra híbrida levada a cabo pela Ucrânia "são ameaças graves para a segurança militar russa".
Desta forma, Gerasimov justificou o desenvolvimento e o fortalecimento das Forças Armadas "com fins (objetivos) práticos" no sentido da defesa da Rússia.
"O plano foi aprovado pelo Presidente Vladimir Putin e pode ser ajustado quando se verificam novas ameaças à segurança militar da Rússia", disse Gerasimov, citado pela agência Tass.
"Atualmente, estas ameaças converteram-se em aspirações da Aliança Atlântica que procura expandir-se através da Finlândia e da Suécia e também da Ucrânia, como ferramenta para uma guerra híbrida (contra a Rússia)", acrescentou.
De acordo com a doutrina militar, a guerra híbrida usa conceitos convencionais com táticas irregulares, métodos cibernéticos ou desinformação.
Para o chefe do Estado Maior, é preciso neutralizar as ameaças e ajustar os "parâmetros que já foram aprovados" durante as próximas reuniões das altas patentes das Forças Armadas da Rússia.
PSP // APN
Lusa/fim