Ucrânia: Havas Media define conjunto de medidas para campanhas de anunciantes
Lisboa, 07 mar 2022 (Lusa) - O grupo Havas Media anunciou hoje um conjunto de medidas, aplicadas também a Portugal, para as campanhas de anunciantes que representa para proteger as marcas e garantir a sua segurança, no âmbito da escalada do conflito russo-ucraniano.
Estas medidas, onde se inclui garantir que os anúncios dos clientes não surgem em 'sites' de desinformação, por exemplo, são aplicadas a nível internacional, Portugal incluído, e "surgem no âmbito da escalada do conflito russo-ucraniano e da forte exposição mediática, que exige uma reflexão sobre o posicionamento das marcas e sobre como e onde querem aparecer neste momento", refere, em comunicado.
O papel da Habas Media Group visa "garantir que todas as veiculações de media tenham o mais alto controlo de segurança das marcas e excluindo meios de desinformação e propaganda".
Para reforçar a proteção das marcas, a Havas Media "vai utilizar um conjunto de medidas para garantir que os anúncios dos seus clientes não aparecerão em 'sites' de desinformação e deste modo não estarão a financiar os mesmos e em termos contextuais, mesmo em 'sites' credíveis, evitar que as marcas estejam em conteúdos relacionados com o conflito militar".
Assim, as medidas implementadas de Compra Programática, Google ads e Facebook ads consistem em "exclusão de todos os 'sites' e canais de Youtube de desinformação das campanhas geridas pelo Havas Media Group", bem como "assegurar que o investimento de media vai prioritariamente para os 'publishers' que apoiam o jornalismo de qualidade".
Além disso, "mesmo em 'sites' de qualidade, excluir através um conjunto de 'key words' [palavras chave] negativas os anúncios das marcas em conteúdos relacionados com a guerra" e "monitorizar os esforços dos parceiros para abordar questões emergentes à medida que a situação evolui".
Trata-se de "uma iniciativa muito importante, que adotamos também localmente, que não só protege as marcas, como eticamente exclui o investimento dos nossos clientes de cerca de 100 'sites' e canais de Youtube que promovem a desinformação e propaganda, discurso de ódio e violência, dando um sinal claro que as marcas não se associam e repudiam este tipo de comportamento de alguns media e 'sites", afirma o diretor do digital do grupo em Portugal, Miguel Serrão, citado no comunicado.
"Estas medidas reforçam o compromisso da Havas Media Group de fazer uma diferença significativa para as marcas, os negócios e as pessoas, defendendo os mais elevados padrões de ética do setor", salienta o grupo.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.
Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
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