A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

UE estuda circulação e impacto de desinformação sobre Ucrânia, eleições e LGBTIQA+

epa10736836 Two persons kiss during the 24th edition of the Brasilia LGBT+ Pride March, on the esplanade of the Ministries in Brasilia, Brazil, 09 July 2023. With the march towards the National Congress, the capital of Brazil ends its 2023 Pride festival, which began on June 24 and which developed recreational, cultural, and educational activities around diversity and the claim of rights of the LGBT+ community.  EPA/Andre Borges

Bruxelas, 31 jul 2023 (Lusa) - A Comissão Europeia vai investir mais de um milhão de euros em propostas para combater a desinformação que está a ser espalhada sobre a guerra na Ucrânia, eleições e a comunidade LGBTIQA+.

Em comunicado, a Comissão anunciou que lançou hoje um convite para a apresentação formal de projetos para "decifrar como é que as narrativas de desinformação sobre a guerra da Rússia na Ucrânia, as eleições e a comunidade LGBTIQA+ surgem online e offline" e de que maneira é que é possível combatê-las.

Para isso, a União Europeia (UE) vai contribuir com 1,2 milhões de euros para propostas apresentadas com o intuito de perceber melhor a propagação da desinformação, como é que condiciona as opiniões e decisões das pessoas e que impacto tem na vida dos cidadãos europeus.

A UE está preocupada com a desinformação que está a circular pelas redes sociais com o intuito de deturpar a perceção sobre a invasão da Federação Russa à Ucrânia, o apoio que está a ser dado pelos 27 e por outros países ao país invadido.

Em simultâneo, Bruxelas está preocupada com a desinformação eleitoral que persiste, a menos de um ano das próximas eleições europeias que delinearão a composição do Parlamento Europeu e influenciarão as decisões políticas comunitárias, e também a perceção de pessoas da comunidade LGBTIQA+ com o propósito de as marginalizar.

Destes projetos deverão surgir também ideias para mitigar a sua propagação.

O prazo para apresentação das candidaturas é 23 de setembro e o projeto escolhido vai começar em setembro do próximo ano.

AFE // PDF

Lusa/Fim