A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

VI Congresso de Literacia Mediática debate Transição Digital e Politicas Públicas

epa07541882 (ILLUSTRATION) - A person scrolls the screen of a mobile phone while loading information on how to counter 'fake news' in New Delhi, India, 02 May 2019. India's elections are half-way through and politicians in the world's largest democracy are intensely using social media to woo voters amid fake news and misinformation concerns in a country with over 560 million internet subscribers.  EPA-EFE/HARISH TYAGI

Lisboa, 15 nov 2022 (Lusa) – O VI Congresso de Literacia, Media e Cidadania realiza-se a 21 e 22 de abril de 2023 e tem como tema Transição Digital e Políticas Públicas, anunciaram os organizadores.
“Num momento em que a Literacia mediática assume o seu lugar como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos”, designadamente no combate à desinformação e ao discurso de ódio, “afigura-se oportuno olhar para este momento como uma oportunidade de discutir as políticas públicas e refletir sobre a diversidade de outras matérias relacionadas com os media”, sustenta, em comunicado, a comissão executiva do congresso.
O Congresso de Literacia, Media e Cidadania vai decorrer na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, num formato exclusivamente presencial.
Os trabalhos iniciam-se com uma conferência inaugural por Divina Frau-Meigs, especialista em ciências da comunicação envolvida em grupos de trabalho e projetos sobre políticas públicas de literacia mediática, sobretudo na Europa.
Seguem-se quatro sessões plenárias, distribuídas pelos dois dias, sobre novos paradigmas para a literacia mediática, desinformação e infodemias, desafios para as políticas públicas e transição digital na educação.
O programa provisório prevê ainda dois blocos (um por dia) para comunicações livres e um bloco de 'workshops'.
O Congresso Literacia, Media e Cidadania é uma iniciativa promovida pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), com edições em 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019.
Criado em 2009, o GILM reúne mais de uma dezena de entidades ligadas aos media e ao digital para partilhar informação, realizar iniciativas e contribuir para a definição de políticas públicas na área da educação para os media e da literacia mediática.

MDR // NS
Lusa/Fim