A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

“7 Dias com os Media” com “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” em debate

Lisboa, 03 mai 2024 (Lusa) - A 12.ª edição da operação "7 Dias com os Media" arranca hoje, no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com uma imagem renovada e sob o tema "Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra".

Este tema de combate ao ódio tem como objetivo que "as pessoas possam refletir nos seus diferentes ângulos", afirma, em declarações à Lusa Bruna Afonso, uma das representantes da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) no GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática, que existe desde 2009 e é promotor da iniciativa.

O evento arranca com uma matiné de cinema, às 14:30, no auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira em Lisboa ('streaming' no canal Youtube do GILM).

De acordo com a organização, o GILM e o Plano Nacional de Cinema (PNC) convidaram um painel composto por três especialistas de diferentes áreas: a jornalista e apresentadora Andreia Friaças, o realizador, fotógrafo e formador Eduardo Amado e o historiador e professor de história Ricardo Presumido, para o debate após o visionamento conjunto do filme francês "Uma turma difícil" (no original "Les Héritiers"), da cineasta Marie-Castille Mention-Schaar.

Este debate será moderado por João Lopes, líder digital e Embaixador 7 Dias com os Media 2024 e Susana Tavares, representante da Direção-Geral de Educação no GILM. Segundo a organização, João Lopes também irá apresentar a matiné, na qual também estará presente Carla Baptista, diretora da escola que empresta o seu auditório para este evento de literacia fílmica que é aberto a todos.

A iniciativa "7 Dias com os Media", que termina dia 09 de maio, é uma operação nacional anual que visa sensibilizar para o papel e o lugar que os media ocupam no dia a dia da vida das pessoas e das sociedades.

"Todos os interessados em participar terão de desenvolver uma iniciativa, individual ou em grupo, que se relacione com o universo dos media. Pode ser uma conferência ou 'webinar', os conteúdos podem ser texto, vídeo ou áudio, poderão inspirar-se nas iniciativas registadas das edições anteriores ou ser inovador", refere o GILM, no 'site'.

Bruna Afonso recorda que a "a operação não é um evento físico, mas um conjunto de iniciativas" em que as pessoas se registam na plataforma https://www.gilm.pt/7diascomosmedia/.

No 'site', o GILM salienta que "os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância".

Com as redes sociais, "todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas", lê-se na página eletrónica.

Nesse sentido, entre tópicos propostos para refletir sobre o tema desta edição estão "os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz", "o poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz", "padrões éticos e responsabilidade no campo dos media", como também a "Inteligência artificial [IA] e manipulação da realidade".

A "construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda 'online'", o "radicalismo e polarização das sociedades", bem como os "discursos de ódio nas redes sociais", os "limites da liberdade de expressão em democracia" e a "responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos 'online'" são outros dos tópicos propostos para reflexão.

"É uma operação que envolve todos os media, incluindo o cinema", salienta Bruna Afonso.

No último dia da iniciativa, em 09 de maio, realiza-se o 7.º Encontro Nacional de Educação para os Media, subordinado ao tema "Jovens, Redes Sociais, Desinformação e Intolerância", uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o GILM, a TSF Rádio Notícias, o Jornal Público e o Público na Escola, o Agrupamento Escolas Vila Nova da Barquinha e o Centro de Formação A23.

O encontro terá um formato híbrido.

Lusa/Fim

Alexandra Luís