A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Metsola pede defesa da democracia perante desinformação russa

epa11270780 European Parliament President Roberta Metsola (L), and European Commission President Ursula von der Leyen give a joint statement following the adoption of the Migration and Asylum package during a plenary session at the European Parliament in Brussels, Belgium, 10 April  2024. The European Parliament approved a reform of EU asylum law. Members of European Parliament voted to speed up asylum procedures and facilitate deportations.  EPA/OLIVIER HOSLET

Lisboa, 19 abr 2024 (Lusa) – A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, advertiu hoje em Lisboa para a importância de defender a democracia perante “as campanhas de desinformação da Rússia” e o reforço do apoio pró-Kremlin, antes das eleições europeias, em junho.

“Defender a democracia está a tornar-se ainda mais importante quando consideramos as campanhas de desinformação da Rússia e o reforço dos sentimentos pró-Kremlin antes das nossas eleições europeias. Isto já não é apenas uma ameaça, é uma possibilidade que temos de combater em conjunto”, afirmou a líder europeia, no final de um encontro de pouco mais de meia-hora com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no âmbito da visita oficial que realizou hoje a Lisboa.

Roberta Metsola acentuou a necessidade de votar “nestes tempos em que há menos pessoas a viver em democracia do que fora dela”.

“É nossa responsabilidade conjunta salvaguardar a democracia”, salientou.

A presidente do Parlamento Europeu afirmou estar “plenamente consciente das dificuldades” da data da votação em Portugal – dia 09 de junho, véspera do feriado nacional do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na União Europeia (UE), as eleições decorrem entre os dias 06 e 09 de junho.

Os eleitores portugueses vão poder votar uma semana antes e, no próprio dia, também em mobilidade, confirmou hoje o primeiro-ministro.

“Estou confiante que podemos contar com todas as instituições de Portugal a continuar a desempenhar um papel proativo na sensibilização dos cidadãos para as eleições, e posso assegurar-vos que todos os deputados portugueses do Parlamento Europeu também farão a sua parte”, afirmou Metsola, indicando que abordou a importância do voto nas eleições nos encontros que teve hoje com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.

A líder do Parlamento Europeu invocou o 50.º aniversário do 25 de Abril como “o momento ideal para refletir sobre os benefícios da integração europeia e avaliar décadas de cooperação europeia”.

“Será um momento de falar em nome da Europa para encorajar as pessoas a votar, porque tal como a União Europeia ajudou a transformar Portugal, Portugal transformou a União Europeia e continuará a fazê-lo para melhor”, sustentou.

Metsola felicitou Luís Montenegro pela nomeação de cinco antigos eurodeputados para o executivo da Aliança Democrática: Paulo Rangel, para ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Fernandes, para ministro da Agricultura e Pescas, Maria da Graça Carvalho, para ministra do Ambiente e Energia, Nuno Melo, para ministro da Defesa Nacional, e Cláudia Aguiar, para secretária de Estado das Pescas.

“A nossa perda será o seu ganho. Não há melhor garantia de uma agenda forte para o futuro e de defesa do nosso projeto comum de liberdade, democracia e direitos. Isso exige um Portugal verdadeiramente forte e uma Europa forte”, comentou.

 

JH // SCA

Lusa/Fim