A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

É falso que André Ventura venceu com 40% na Alemanha e na Bélgica na primeira volta das presidenciais

Portuguese presidential candidates Antonio Jose Seguro (R) and Andre Ventura (L) before a televised debate related to the second round of the presidential elections in Lisbon, Portugal, 27 January 2026. The runoff is scheduled for 08 February between Antonio Jose Seguro and Ventura. ANTONIO PEDRO SANTOS/LUSA

Lisboa, 28 jan 2026 (Lusa Verifica) – No debate com António José Seguro, André Ventura afirmou que venceu a primeira volta das presidenciais com 40% na França, Alemanha e Bélgica, mas na verdade só obteve mais votos no primeiro destes três países.

Alegação: “venci com 40% em países como a França, Bélgica e Alemanha”

No debate televisivo realizado na terça-feira, 27 janeiro, entre os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais, André Ventura afirmou ter vencido a primeira volta das eleições com 40% dos votos dos emigrantes que vivem na França, Bélgica e Alemanha.
A afirmação surgiu durante o debate do tema da imigação, com Ventura a afirmar que “o debate está completamente enviesado” e que “a economia precisa [de imigrantes] porque paga mal a quem quer trabalhar e criou uma cultura de subsídios em que muita gente sente que mais vale não trabalhar do que trabalhar, e isso levou a uma exigência brutal de mão de obra.”
O candidato defendeu que “a exigência de mão de obra não pode significar uma substituição populacional, nem pode significar o que está a acontecer noutros países - como em França, na Bélgica e na Alemanha”.
“Talvez por isso eu tenha vencido com 40%, as eleições, nestes países, porque eles sabem o que é que não pode acontecer cá, que é o que aconteceu lá”, rematou (https://www.rtp.pt/play/p16317/e905134/presidenciais-2026-debate-antonio-jose-seguro-x-andre-ventura, a partir dos 1:04:43).

Factos: André Ventura venceu na França, mas ficou em segundo na Alemanha e na Bélgica

A consulta da página da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna revela que André Ventura venceu na emigração, com 40,93% dos votos, com resultados acima dos 40% em África, Américas e Europa, mas não passando dos 16,65% na Ásia e Oceania, onde liderou Luís Marques Mendes: https://www.presidenciais2026.mai.gov.pt/resultados/estrangeiro
No entanto, na Europa, nos três países que citou, só venceu na França, com 60,46% dos votos, não tendo passado dos 22,25% na Alemanha, onde Seguro ficou em primeiro com 36,16%, e dos 19,61% na Bélgica, onde o vencedor também foi Seguro com 38,93% dos votos.
Apesar de ter liderado nos votos dos emigrantes portugueses residentes na Europa, com 40,98%, face aos 24,74% do segundo mais votado, que foi António José Seguro, Ventura apenas ficou em primeiro lugar em cinco países: Andorra, França, Luxemburgo, Sérvia e Suíça.
Os candidatos que ficaram em segundo e terceiro lugar venceram em mais países, com Seguro a ser o mais votado em 15 (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, Turquia, Ucrânia) e Cotrim de Figueiredo, o terceiro mais votado, a vencer em oito países (Chipre, Croácia, Eslováquia, Espanha, Hungria, Irlanda, Polónia, Roménia).

Avaliação Lusa Verifica: Falso, mas

É falso que na primeira volta das presidenciais o candidato André Ventura obteve 40% dos votos dos emigrantes que vivem na Alemanha e na Bélgica, ao contrário do que afirmou no único debate televisivo realizado durante a campanha para a segunda volta das eleições presidenciais.
Nestes dois países venceu António José Seguro e Ventura não passou dos 22,25% na Alemanha e dos 19,61% na Bélgica. Mas é verdade que venceu na França com uma percentagem até superior, de 60,46%, e que foi o mais votado na Europa, onde venceu em apenas cinco países, mas obteve 40,98% dos mais de 53 mil votos apurados.