Avaliar a Credibilidade das Notícias: Indicadores de Desinformação
RESUMO: O desenvolvimento de modelos de previsão de credibilidade de notícias é fundamental tanto para o combate à propagação viral da desinformação como para a melhoria da literacia mediática.
Este trabalho investiga uma variedade de indicadores de conteúdo aproximando-se de dimensões semânticas e discursivas diferentes, tais como a representatividade do título, erros de raciocínio e intensidade dos sentimentos.
Estes indicadores foram inspirados por um estudo anterior realizado para notícias em inglês, com o objetivo de alcançar um consenso coletivo sobre quais os indicadores que poderiam ser amplamente utilizados para a previsão da credibilidade das notícias. Este novo estudo, realizado por uma equipa multidisciplinar, conta com um 'corpus' de 80 artigos noticiosos de Portugal, da corrente dominante de meios noticiosos e de uma corrente alternativa, os quais foram anotados por jornalistas júnior e sénior.
A avaliação das anotações do 'corpus' fornece uma visão da prevalência de indicadores diferentes em cada tipo de fonte de notícias. Os resultados obtidos para o português correlacionam-se, na maioria dos casos, com os relatados para o 'corpus' em inglês, o que motiva a adoção de normas comuns para apoiar o desenvolvimento colaborativo de abordagens interoperáveis de deteção automática de desinformação.
O artigo científico completo, em PDF:
Avaliar a Credibilidade das Notícias: Indicadores de Desinformação