A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Conferência na Lusa para promover o jornalismo e combater a desinformação

Lisboa, 26 abr (Lusa) - A agência Lusa realiza quinta-feira, na sede em Lisboa, uma conferência sobre jornalismo e desinformação, que inclui o visionamento do documentário “Trust me” sobre o tema.

A conferência, subordinada ao tema "Confiar no jornalismo, fugir à desinformação", inclui um debate com os especialistas em literacia para os media Vitor Tomé e Belinha de Abreu (especialista americana, de origem portuguesa) e o comandante Santos Fernandes, chefe da Divisão de Planeamento do Estado Maior da Armada, também especialista nestes temas do ponto de vista da segurança e defesa.

O debate terá início após a apresentação do documentário de Roko Belic, realizador nomeado para um Óscar, que neste trabalho entrevistou vários cientistas sociais, jornalistas e investigadores reconhecidos como Steven Pinker - psicólogo e autor do livro "O novo Iluminismo", Matt Ridley - autor da obra "O Otimista Racional" e Paul Zak - professor de Neurociências na Claremont Graduate University e autor de "Trust Factor", bem como outros especialistas de renome.

O filme e o debate serão transmitidos através das redes sociais da Lusa.

Para os interessados, as ligações para a transmissão em direto, a partir das 14:50, no Facebook, https://www.facebook.com/AgenciaLusa e no Youtube https://www.youtube.com/user/AgenciaLusaTV .

A conferência, integra-se nas atividades do projeto IBERIFIER, e surge na sequência do Congresso sobre a Literacia Mediática que ocorreu sexta-feira e sábado, e do qual a Lusa é parceira.

O mesmo documentário estará disponível em outras iniciativas que estão a decorrer esta semana em Lisboa.

A Embaixada dos Estados Unidos em Portugal promoveu a realização de vários eventos com projeções gratuitas de filmes e ‘workshops’ sobre desinformação, de 24 a 28 de Abril.

A iniciativa resulta da parceria entre a Getting Better Foundation, a Embaixada dos EUA em Lisboa, o Conselho Internacional para a Literacia dos Media (IC4ML) e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa visando a exibição deste documentário premiado.

O documentário "Trust Me" explora a questão da vulnerabilidade à desinformação que se encontra na intersecção entre a natureza humana e as tecnologias da informação.

Com este documentário, os cidadãos ficam a conhecer os esforços de indivíduos, educadores e entidades governamentais para promover a integridade jornalística, combater a manipulação ‘online’ e apoiar a literacia mediática a nível mundial.

Baseando-se em histórias reais de professores, pais e alunos de escolas americanas, autoridades na Índia, ‘bots’ russos e movimentos antivacinas na Nova Zelândia, entre outros, os especialistas partilham a forma como a literacia mediática pode promover a confiança e ajudar a ultrapassar o ódio, a violência, a polarização, a ansiedade, a depressão e o crime.

"Trust Me" utiliza histórias, factos e especialistas para explicar como a nossa falta de literacia mediática nos está a prejudicar e como as redes sociais estão a afetar negativamente a nossa perspetiva do mundo.

As histórias apresentadas no documentário são verdadeiras, reveladoras de como a má informação não é apenas uma questão virtual que se manifesta 'online', na verdade pode resultar em problemas muito reais, como aconteceu com a covid-19,  e destinam-se a provocar a reflexão e a ação dos telespetadores.

JPF // JPF
Lusa/Fim