A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Congresso dos EUA aprova lei para combater crimes de ódio contra asiáticos

Washington, 18 mai 2021 (Lusa) -- O Congresso dos Estados Unidos aprovou hoje um diploma que pretende combater o aumento de crimes de ódio contra cidadãos de origem asiática e enviou ao Presidente denúncias sobre o aumento de ataques brutais contra estes cidadãos.

A legislação, aprovada com 364 votos favoráveis e 62 contra na Câmara dos Representantes, vai aumentar a fiscalização de crimes de ódio por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) e permitirá às autoridades locais melhorar as investigações e identificações destes ataques.

O Senado já tinha aprovado o diploma em abril com 91 votos favoráveis e apenas um contra.

O Presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, também já tinha anunciado que assinaria a legislação depois de ser aprovada.

Os cidadãos asiáticos "têm estado a gritar por ajuda, e a Câmara [dos Representantes] e o Senado, e o Presidente Biden claramente ouviram as nossas súplicas" disse a representante Grace Meng, uma das principais figuras na redação deste diploma.

A pandemia agravou os ataques contra cidadãos de origem asiática nos Estados Unidos, um dos alvos da desinformação relacionada com a pandemia, uma vez que as redes sociais estão inundadas de teorias da conspiração que culpabilizam a China pelo aparecimento do SARS-CoV-2.

A desinformação levou a ataques violentos contra cidadãos de origem asiática, alimentados por grupos xenófobos.

O "Vírus da China", como é apelidado por vários norte-americanos e que foi, aliás, cunhada pelo antecessor de Biden na Casa Branca, o republicano Donald Trump, também ajudou a propagar a desinformação e aumentar o sentimento infundado de ódio perante os cidadãos de origem asiática.

 

André Ferrão